Uma (re)leitura da teoria das incapacidades a partir da dignidade da pessoa humana

comparativo e repercussões frente ao Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Autores

  • Aryane Cristine Oliveira dos Santos Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"
  • Carlos José Gomes Noronha Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"
  • Giovana Custódio Silva Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"
  • Marcela Damato Fonseca Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"
  • Marcie Gabriele da Silva Teixeira Discente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) vinculados ao NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"
  • Marcelo Polegario Lima Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM- 2015/2) e pesquisador colaborador do NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania"; Discente do curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Cristina Alves Delgado de Ávila Mestre em Direito pelo Centro Universitário Salesiano (Unisal); Docente do curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM); Pesquisadora e orientadora do NUPED - Núcleo de Pesquisa do Direito - na linha de pesquisa "Direito, desenvolvimento e cidadania".

Palavras-chave:

Incapacidade civil, Lei n. 13.146/2015, Pessoa com Deficiência, Dignidade da Pessoa Humana

Resumo

A pesquisa objetiva analisar as mudanças introduzidas na teoria das incapacidades em face das modificações advindas da Lei n. 13.146/2015 – denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência – à luz da dignidade da pessoa humana, baliza principiológica da Constituição de 1988. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho, utilizar-se-á a pesquisa teórica, por meio de fontes primárias (investigação da legislação) e secundárias (revisão bibliográfica). O novel diploma traz alterações estruturais e funcionais em relação ao regramento disciplinado nos artigos 3° e 4° do Código Civil, repercutindo em vários institutos, a exemplo da curatela e do casamento. Percebe-se, pois, a necessidade de se proceder, tendo como substrato a (re)leitura civilconstitucional da incapacidade civil, a um comparativo das principais modificações implementadas e, a partir daí, tecer considerações sobre suas repercussões jurídicas e sociais. Ainda que numa perspectiva eminentemente dogmática, observa-se que busca a lei superar velhos paradigmas atrelados à pessoa com deficiência, indo ao encontro da concretização do princípio da dignidade da pessoa humana e da construção de uma sociedade justa e igualitária.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

Aryane Cristine Oliveira dos Santos, Carlos José Gomes Noronha, Giovana Custódio Silva, Marcela Damato Fonseca, Marcie Gabriele da Silva Teixeira, Marcelo Polegario Lima, & Maria Cristina Alves Delgado de Ávila. (2024). Uma (re)leitura da teoria das incapacidades a partir da dignidade da pessoa humana: comparativo e repercussões frente ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1424

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>