Ideologia de gênero nas escolas

uma análise empírica contemporânea

Autores

  • Bruna Pedroso de Oliveira Hernandes Graduandas do 6° período em Direito da Universidade Federal Fluminense
  • Stella Mendes de Castro Reis Graduandas do 6° período em Direito da Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Ideologia, Escolas

Resumo

Considerando a necessidade de desmistificação do termo "ideologia de gênero", a partir do entendimento de que o processo educacional é primordial para tal, objetivase com o presente artigo contextualizar em múltiplos aspectos o fenômeno gênero em nossa sociedade, a fim de fomentar o debate sobre o tema dentro e fora da academia. Para tanto, procede-se à conceituação do termo “gênero”, diferenciação entre este e a sexualidade e elucidação da forma com que o assunto “ideologia de gênero” está sendo tratado jurídica e socialmente na região sul do estado do Rio de Janeiro, local onde o parlamento municipal aprovou uma lei proibindo o ensino sobre questões de gênero nas escolas. A problemática central engloba os casos de violência que tangenciam o tema em nossa sociedade e, principalmente, uma forma concreta para diminuí-los. Os dados alarmantes são um indicativo de que a sociedade não pode abrir mão de abordar essas questões nas escolas, visto que esta é uma importante ferramenta formadora de opinião.

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Publicado

15-02-2024

Como Citar

Bruna Pedroso de Oliveira Hernandes, & Stella Mendes de Castro Reis. (2024). Ideologia de gênero nas escolas: uma análise empírica contemporânea. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1379