Ideologia de gênero nas escolas
uma análise empírica contemporânea
Palavras-chave:
Gênero, Violência, Ideologia, EscolasResumo
Considerando a necessidade de desmistificação do termo "ideologia de gênero", a partir do entendimento de que o processo educacional é primordial para tal, objetivase com o presente artigo contextualizar em múltiplos aspectos o fenômeno gênero em nossa sociedade, a fim de fomentar o debate sobre o tema dentro e fora da academia. Para tanto, procede-se à conceituação do termo “gênero”, diferenciação entre este e a sexualidade e elucidação da forma com que o assunto “ideologia de gênero” está sendo tratado jurídica e socialmente na região sul do estado do Rio de Janeiro, local onde o parlamento municipal aprovou uma lei proibindo o ensino sobre questões de gênero nas escolas. A problemática central engloba os casos de violência que tangenciam o tema em nossa sociedade e, principalmente, uma forma concreta para diminuí-los. Os dados alarmantes são um indicativo de que a sociedade não pode abrir mão de abordar essas questões nas escolas, visto que esta é uma importante ferramenta formadora de opinião.
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