Abrangência e desdobramentos da Súmula 308 do STJ

uma análise delimitativa sob os novos rumos de relativização dos direitos reais

Autores

  • Alexandre Hiromitsu Hamasaki Bacharelando em Direito pela Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda-RJ)
  • Caroline Garcia Ermano Bacharelanda em Direito pela Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda-RJ)
  • Patrícia Silva Cardoso Doutora em Direito da Cidade pela UERJ, em co-tutela com a "Università di Roma - La Sapienza", mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Adjunta de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda-RJ)

Palavras-chave:

Súmula 308, Direitos Reais, Hipoteca, relativização dos efeitos

Resumo

O Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento, no enunciado da Súmula 308, de que a hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro, anterior ou posterior à celebração da promessa de compra e venda, é ineficaz perante os adquirentes do imóvel. A determinação do tribunal relativizou os efeitos da hipoteca, quais sejam, a força absoluta dos direitos reais – sua oponibilidade erga omnes – e o direito de sequela. O presente trabalho procura analisar a aplicação da súmula 308 do Superior Tribunal de Justiça, no que tange aos seus limites objetivos, bem como os desdobramentos de tal enunciado jurisprudencial. Busca-se esclarecer em quais situações fáticas a súmula será aplicada. Dessa forma, por análise jurisprudencial e doutrinária, objetiva-se destacar qualitativamente os impactos fático-jurídicos após a superveniência da Súmula 308 do Superior Tribunal de Justiça. A delimitação objetiva de enunciado do tribunal detém extrema relevância, devido ao interesse social que guarda, haja vista atingir milhares de contratos que envolvem moradia.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Alexandre Hiromitsu Hamasaki, Caroline Garcia Ermano, & Patrícia Silva Cardoso. (2024). Abrangência e desdobramentos da Súmula 308 do STJ: uma análise delimitativa sob os novos rumos de relativização dos direitos reais. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1353

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)