“Ou isto ou aquilo”

diferentes perspectivas entre a judicialização da política e o ativismo judicial

Autores

  • Amanda Gonzaga Nascimento Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF-ICHS) e integrante do Grupo de Estudos sobre Jurisdição, Constituição e Processo (GEJCP)
  • Ana Gabriela Correia de Souza Gusmão Discente do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF-ICHS) e integrante do Grupo de Estudos sobre Jurisdição, Constituição e Processo (GEJCP)
  • Matheus Vidal Gomes Monteiro Doutor em Direito. Professor Adjunto do Departamento de Direito (VDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Líder do GEJCP. GT II: Direito, Racionalidade e Discurso Jurídico

Palavras-chave:

Judicialização da Política, Ativismo Judicial, Constitucionalismo contemporâneo, Poder Judiciário

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade conceituar os fenômenos da Judicialização da Política e do Ativismo Judicial e, concomitantemente, realizar sua necessária diferenciação. Assim sendo, buscar-se-á esclarecer, por meio da exposição de casos concretos, que a Judicialização da Política deve ser entendida como uma consequência do próprio sistema de separação de poderes, contextualizando-se em nosso país a partir da análise da especificidade de nossa histórica jurídicoconstitucional, enquanto o Ativismo Judicial, por ultrapassar os limites do exercício da jurisdição, adentra no âmbito funcional do Poder Legislativo, causando rupturas democráticas. Nesse panorama, a Judicialização da Política decorre, em especial, do extenso rol de direitos sociais consagrados em nossa Constituição e o dever de aplicabilidade imediata de suas normas, que resultam no aumento de demandas judiciais e na insuficiência dos demais poderes para abarcá-las. Por outro lado, o Ativismo Judicial refere-se normalmente a decisionismos, não raro segundo a própria vontade do judiciário que, desrespeitando a supremacia constitucional, utiliza-se de argumentos políticos e morais como meio de correção externa do Direito.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Amanda Gonzaga Nascimento, Ana Gabriela Correia de Souza Gusmão, & Matheus Vidal Gomes Monteiro. (2024). “Ou isto ou aquilo”: diferentes perspectivas entre a judicialização da política e o ativismo judicial. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1285

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)