Violência contra a mulher e racismo estrutural
conexões e debates
Palavras-chave:
Racismo, Racismo Estrutural, Violência Contra a Mulher, Relações de Gênero, Discriminação Social, Questões étnicos SociaisResumo
Esse estudo reconhece a violência como um fenômeno social e cultural, democraticamente distribuído, sem fronteiras de classe, gênero ou étnico raciais. Contudo, atinge pessoas e grupos de forma diferenciada, o que nos levou ao objetivo de refletir sobre como a violência se impõe contra as mulheres negras e pobres, ao considerarmos os aspectos que constituem uma sociedade de classe, patriarcal e racista. A partir de dados estatísticos que evidenciam desigualdades de gênero e o racismo estrutural, vimos que mulheres negras figuram como maioria nos índices de violência, como nos dados do Mapa da Violência 2020, que mostram que o homicídio de mulheres negras aumentou 12,4%, no total de 68% dos homicídios contra mulheres. Nossa abordagem foi qualitativa, com levantamento bibliográfico, hemerográfico e acesso à pesquisas nacionais, previamente realizadas por órgãos oficiais. A objetificação da mulher negra e sua inserção desigual nas relações sociais é histórica. Desde a escravidão, sofrem com diversas violências e atos desumanos, e em um meio sexista, eram objetos de prazer disponíveis. Evidencia-se a necessidade continuada de luta/ resistência do povo negro, em particular das mulheres, como pauta política e urgente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.