O papel do Assistente Social na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no âmbito escolar

Autores

  • Luiz Claudio Gonçalves Junior Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Licenciando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda / Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA). Participa do Projeto de Pesquisa em Bioética, Biodireito e Biotecnologias do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/ U.E. Lorena (UNISAL)
  • Ester Pereira Silva Bacharelanda do 4º período do Curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Palavras-chave:

Assistente Social, Inclusão, Criança e Adolescente, Deficiência, Ambiente escolar

Resumo

Diante das diferentes desigualdades existentes no Brasil, cumpre destacar a situação de muitas crianças e adolescentes, que, diante de alguma deficiência, esperam ser incluídas de maneira efetiva no ambiente escolar. O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar como o assistente social pode contribuir para a inserção dessas pessoas no ambiente escolar, o qual ainda se mostra pouco preparado para recepcionar esse aluno. Sob o ponto de vista específico, essa pesquisa tem por objetivo discutir os principais desafios enfrentados pelo assistente social para que o direito à educação de crianças e adolescentes com deficiência possa ser mais efetivo. Esse trabalho se justifica diante das diversas frentes em que o assistente social pode atuar para fazer concretizar esse direito, levando cidadania e dignidade para esse grupo de pessoas, uma vez que o papel do assistente social não é somente ter conhecimento sobre o que se passa no ambiente escolar, mas também contribuir para que a escola reconheça os problemas sociais no local onde está inserida.

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Publicado

15-02-2024

Como Citar

Luiz Claudio Gonçalves Junior, & Ester Pereira Silva. (2024). O papel do Assistente Social na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no âmbito escolar. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1263

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