Violência contra a mulher indígena

o feminismo indígena e a tecnologia como mecanismos de combate ao crime de estupro nas aldeias

Autores

  • Isabela Miguel de carvalho Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Anna Flávia Carvalho Sampaio Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bárbara Araújo Diniz Ferreira Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bernardo Mendonça Calina Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Izabelle Maria Patitucci de Azevedo Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Katia Rogéria Fonseca Discente do Curso de Direito – Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Daniele do Amaral Souza Cavaliere Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Docente do curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Palavras-chave:

Feminismo, Indígena, Estupro, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o percurso histórico e social das mulheres, principalmente as indígenas, assim como analisar e identificar a possibilidade do feminismo indígena e a tecnologia serem efetivos aliados no combate à violência contra a mulher indígena nas aldeias no Brasil. A metodologia utilizada será análise bibliográfica e de dados e análise legal com viés jurídicosociológico.

Como resultado preliminar, observa-se que, não obstante o feminismo indígena não se encontrar presente em todas as aldeias, o movimento ganhou destaque nos últimos tempos e auxiliou na denúncia de práticas discriminatórias contra as mulheres; além disso, com a democratização da internet nas aldeias, a tecnologia pode ser vista como mecanismo de combate ao crime de estupro de mulheres indígenas, principalmente se utilizada pelo movimento feminista indígena para promover acesso à informação, facilidade na efetivação de denúncias, rede de apoio, passos importantes na luta contra as violações aos direitos humanos da mulher. Dessa forma, importante incentivar a expansão, o reconhecimento e o empoderamento do movimento feminista indígena.

Downloads

Publicado

15-02-2024

Como Citar

Isabela Miguel de carvalho, Anna Flávia Carvalho Sampaio, Bárbara Araújo Diniz Ferreira, Bernardo Mendonça Calina, Izabelle Maria Patitucci de Azevedo, Katia Rogéria Fonseca, & Daniele do Amaral Souza Cavaliere. (2024). Violência contra a mulher indígena: o feminismo indígena e a tecnologia como mecanismos de combate ao crime de estupro nas aldeias. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1214

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)