Migrações internacionais
seria o reconhecimento do multiculturalismo um caminho para a superação da xenofobia?
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Xenofobia, Alteridade, Migrações internacionaisResumo
Contemporaneamente, ao falarmos de migrações, tratamos sobretudo de emigrantes do Sul Global em busca de refúgio decorrente de devastações ambientais, perseguições a grupos minoritário, segregações ou busca de melhores condições de vida, como oportunidade de trabalho e renda em outro país. Esse encontro entre povos pode trazer conflituosidade, especialmente pela mudança de paradigma de quem são os sujeitos que migram. Assim, busca-se trazer o seguinte questionamento: seria o reconhecimento do multiculturalismo um caminho para a superação da xenofobia? A teor disso, o presente artigo objetiva analisar, em caráter interdisciplinar, o fenômeno migratório na perspectiva de sua receptividade em respeito as noções de direitos humanos pelo viés multicultural, a fim de trazer reflexão à problemática proposta. Dado o caráter subjetivo e as diferentes correntes que tratam do assunto sobre o multiculturalismo, não se pretende estabelecer uma visão de todas as abordagens, sequer uma resposta prescritiva ou de solução do problema, e sim fomentar o debate e a busca do respeito à diversidade no contexto das migrações internacionais, fenômeno que revela a existência de sociedades multiculturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.