Ritos afro-brasileiros
principais grupos culturais, sincretismo com a Religião Católica, Candomblé e Umbanda
Palavras-chave:
Religião católica, Sincretismo, Ritos afro-brasileiros, Candomblé, UmbandaResumo
Este artigo procura analisar mais especificamente as características do Candomblé e da Umbanda. Para isso considera, antes, do ponto de vista histórico, quais foram os principais grupos culturais dos africanos que chegaram escravizados no Brasil, na época da colonização, destacando particularmente os negros da cultura sudanesa e da cultura bantu. Os primeiros, do ponto de vista religioso, cultuavam os espíritos superiores das forças naturais, indicados com o termo orixás. O culto dos bantu, por sua vez, era dirigido diretamente às almas dos parentes falecidos, indicados com o termo eguns. Em seguida ressalta a exigência cultural da imposição, na colônia brasileira, da religião católica para toda a população, incluindo os escravos. A partir disso, passa-se a considerar o sincretismo dos ritos de origem africana com os ritos da religião católica, ressaltando a sua especificidade no Candomblé, de origem sudanesa, expandido mais no Nordeste Brasileiro, e da Umbanda, de origem bantu, que se manifestou mais no Sudeste. Referese também a uma modalidade do grupo sudanês influenciado pelo Islamismo. Apresenta a terminologia específica destas duas modalidades e concluiu com uma apreciação crítica destas manifestações, ressaltando a sua contribuição antropológica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa, ao mesmo tempo bibliográfica, documental e descritiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.