O marketing de conteúdo como aliado da divulgação dos serviços advocatícios

Autores

  • Rebeca Baltazar Chaves Jornalista e bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA
  • Rafael de Souza Filgueiras Discente e pesquisador do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda, FOA/UniFOA.
  • Janine Aguiar dos Santos Vaz Discente e pesquisadora do Curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda, FOA/UniFOA.
  • Luiz Claudio Gonçalves Junior Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Mestre em Biodireito, Ética e Cidadania pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo –UNISAL. Professor e pesquisador do UNIFOA.

Palavras-chave:

Marketing de conteúdo, Divulgação, Serviços, Advocacia

Resumo

A prática profissional e a divulgação dos serviços advocatícios são cerceados por questões éticas inerentes à profissão e regulamentados pelo Código de Ética da OAB.
Essa pesquisa versa sobre a questão da publicidade, indicada no art. 39 do referido
dispositivo, o qual estabelece que a comunicação seja meramente informativa, austera e sóbria, sem configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. O objetivo geral desta pesquisa consiste em discutir de que forma o advogado pode divulgar seus serviços, compreendendo que o marketing de conteúdo no ambiente digital é uma alternativa viável e que se enquadra dentro dessas regras, tendo em vista que busca atrair a atenção de pessoas por meio da divulgação de informações relevantes. O objetivo específico é mostrar como o advogado pode construir uma reputação e ganhar visibilidade nas redes sociais, criando relacionamento com um público que pode buscálo, posteriormente, com a intenção de sanar alguma questão extrajudicial ou judicial. A pesquisa se justifica por conta das novas regras de publicidade envolvendo o advogado, o que inclui os serviços prestados no ambiente digital.

Publicado

22-12-2023

Como Citar

Rebeca Baltazar Chaves, Rafael de Souza Filgueiras, Janine Aguiar dos Santos Vaz, & Luiz Claudio Gonçalves Junior. (2023). O marketing de conteúdo como aliado da divulgação dos serviços advocatícios. Simpósio De Pesquisa Em Direito. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-direito/article/view/1139