Projeto e Especificação de Dispositivo para Ensaio de Fadiga de Asa Utilizada em Aeromodelo

Autores

Palavras-chave:

Projeto, Máquina de Fadiga, Asa, Aeromodelo, AUTODESK INVENTOR 3D

Resumo

Este trabalho tem como objetivo projetar e desenvolver, através do AUTODESK INVENTOR 3D, uma dispositivo para ensaio de fadiga destinada a análise experimental da resistência a fadiga de asa utilizada em aeromodelo. Máquina essa que permitirá avaliar os esforços a que serão expostas a asa de uma aeromodelo, para caracterizar experimentalmente sua resistência a fadiga. Foi utilizada a seguinte metodologia: Especificação das dimensões iniciais da Asa, Criação do modelo CAD; Especificação das propriedades do material; Definição das condições de restrição e cargas; Simulação dos movimentos; Definição das dimensões finais da máquina de ensaio de fadiga; Definição dos componentes da máquina de ensaio de fadiga. Após o termino pode concluir que o AUTODESK INVENTOR 3D, demonstrou ser bastante eficiente no projeto/desenvolvimento de uma máquina para ensaio de fadiga, dedicada a ensaiar asas de aeromodelo. O Software além de possuir uma vasta gama de possibilidades de utilização de materiais, frente a sua biblioteca interna, também permitiu a plena visualização em 3D, principalmente após renderização, da máquina desenvolvida, assim como o ajuste ergonômico da mesma, frente as dimensões da mesma e a necessidade de adequação as dimensões propostas para asa do aeromodelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D3039/D3039M14: Standard Test Method for tensile properties of polymer matrix composite materials. 2014.

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM D638-14: Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics. 2014

BRANDÃO, R. P. Projeto mecânico de uma máquina de ensaio de fadiga por flexão rotativa. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. 76f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica).

GONÇALVES, M.Q.,SILVA JUNIOR. Estudo de comportamento mecânico do compósito reforçado por fibra de coco em matriz de resina acrílica. 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, Natal, RN, Brasil. Disponível em: http://www.metallum.com.br/22cbecimat/anais/PDF/205-104.pdf. Acesso em: 08 agosto 2023.

LAGES, M. S. Desenvolvimento de uma máquina para ensaio de fadiga por flexão. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica, Processos de Fabricação) Belo Horizonte: UFMG. p142, 2017.

MULA, S. Estudo sobre Falha e Fadiga em Materiais Compósitos Laminados. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Instituto Superior De Engenharia De Lisboa, Lisboa – Portugal. p.186, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/12799/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2023.

TEIXEIRA-DIAS, F. et al. Método dos Elementos Finitos - Técnicas de simulação Numérica em Engenharia. ETEP - Edições Técnicas e Profissionais. Lisboa, 2010.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Alexandre Alvarenga Palmeira, Izabel de Oliveira da Mota, Diniz Felix dos Santos Filho, Edson de Paula Carvalho, Bruna Azevedo de Souza, Pietro Carvalho Carmelini Pereira, Tiago José Matos da Silva, & Crislaine da Costa Riguete. (2023). Projeto e Especificação de Dispositivo para Ensaio de Fadiga de Asa Utilizada em Aeromodelo. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/1084

Edição

Seção

Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias