Trabalho infantil no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Trabalho Infantil, Infância, Direitos, Criança, Adolescente

Resumo

O presente artigo busca problematizar o fenômeno da exploração do trabalho infantil como uma das expressões da “questão social” na contemporaneidade e os desafios para a sua superação. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para conhecimento do objeto de estudo, construção do referencial teórico e argumentação. Os resultados apontam que o trabalho de crianças e adolescentes não é um fato novo e remonta à Antiguidade, sendo intensificado no contexto da Revolução Industrial se constituindo uma das características marcantes desse período. Tomamos como referência instrumentos legais de proteção aos direitos infanto-juvenis, especialmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente que preconiza a proibição de qualquer trabalho ao menor de catorze anos. O trabalho de crianças e adolescentes prejudica a aprendizagem, contribui para a evasão escolar e a torna vulnerável a situações de risco, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos e agravos a saúde. O estudo permitiu identificar o crescimento do trabalho infantil e que a pandemia da Covid-19 agravou esse risco em razão do aumento da pobreza e do fechamento das escolas. O trabalho infantil se constitui como uma das faces da questão social decorrente da pauperização sofrida pela classe trabalhadora, sendo assim, objeto de atuação do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, H.N. Trabalho Infantil na Terceira Revolução Industrial. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Relatório Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD contínua). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101777. Acesso: em 20 de Setembro de 2022.

CARVALHO, I.M.M. O Trabalho Infantil no Brasil Contemporâneo. CADERNO CRH, Salvador, v.21, n.54, p.551-569, Set./Dez. 2008.

CESTARI, M.A., MELLO, R.M. Trabalho Infantil: um comparativo entre a revolução industrial e os dias atuais. CADERNOS PDE, Paraná, V.1. 2016.

CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

KASSOUF, A.L. O que Conhecemos sobre o Trabalho Infantil? NOVA ECONOMIA, Belo Horizonte, v. 17, n.2, p.323-350, Maio./Ago. 2007.

MORALES. Juliana. Como a pandemia agravou o trabalho infantil no Brasil e no mundo. Guia do Estudante. 2021. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/como-a-pandemia-agravou-o-trabalho-infantil-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso: em 15 de Setembro de 2022.

MOREIRA, R.B.R. CUSTÓDIO, A.V. A Influência do Direito Internacional no Processo de Erradicação do Trabalho Infantil no Brasil. Revista de Direitos Fundamentais & Democracia, Curitiba, v. 23, n. 2, p. 178-197, mai./ago., de 2018.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO; FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Trabalho Infantil: Estimativas globais de 2020, tendências e o caminho a seguir. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_norm/---ipec/documents/publication/wcms_797515.pdf. Acesso em 20 de Setembro de 2022.

SARAIVA. A. Trabalho infantil cai em 2019, mas 1,8 milhões de crianças estavam nessa situação. IBGE. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29738-trabalho-infantil-cai-em-2019-mas-1-8-milhao-de-criancas-estavam-nessa-situacao. Acesso: em 15 de Setembro de 2022.

SCHWARCZ, L. M. Sobre o Autoritarismo Brasileiro. 1ª ed. São Paulo: Companhia de Letras, 2019.

SOARES, A.M. Precisa-se de um Pequeno: trabalho infantil no pós abolição no Rio de Janeiro 1888/1927. Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Ester Pereira Silva, & Karin Alves do Amaral Escobar. (2022). Trabalho infantil no Brasil. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–6. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/105

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)