SLP - Planejamento Sistemático de Layout via podcast

Autores

Palavras-chave:

Podcast, Engenharia, arranjo físico, divulgação acadêmica

Resumo

Este relato de experiência explora a crescente utilização do podcast como ferramenta acadêmica, destacando sua relevância no cenário de avanço tecnológico e necessidade de inovação na educação. O estudo analisa o uso desse formato na apresentação de um trabalho de Engenharia de Produção, demonstrando como ele pode tornar a divulgação científica mais acessível e dinâmica.

Para a produção do podcast, foram realizadas visitas ao estúdio, planejamento de roteiro e ajustes técnicos, garantindo uma apresentação clara e envolvente. Os resultados evidenciaram vantagens significativas, como maior interação com o conteúdo e engajamento dos participantes. A experiência reforça que o podcast pode ser um método eficaz de divulgação acadêmica, proporcionando um aprendizado diferenciado e uma abordagem inovadora para compartilhamento de conhecimento.

Referências

FURTADO, Crysty Andrade et al. O uso de podcasts como meio de aprendizagem para alunos de administração de empresas. Revista Gestão e Secretariado (GeSec), São Paulo, v. 14, n. 10, p. 18378–18395, 2023. DOI: http://doi.org/10.7769/gesec.v14i10.2856.

RODRIGUES, Flávia Guimarães et al. Minuto Saúde: a produção de podcasts no meio acadêmico. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 27625–27636, nov./dez. 2023. DOI: 10.34119/bjhrv6n6-086.

SANTOS, Francisco Edvander Pires et al. Gestão da informação e etnografia na podosfera: bases para a transição de um podcast acadêmico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, p. 1–24, 2025. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1967. Acesso em: 15 maio 2025.

Downloads

Publicado

08-07-2025

Como Citar

Rustoum, S., & Prado, L. B. de O. (2025). SLP - Planejamento Sistemático de Layout via podcast. Simpósio Das Exatas, (1). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/exatas/article/view/2148

Edição

Seção

Relato de Experiência