Metodologia ativa e Educação Ambiental
um relato de oficina lúdica no Dia Mundial da Água
Palavras-chave:
Metodologia ativa, Jogos interativos, Educação ambiental, Aprendizado dinâmico.Resumo
Este relato de caso descreve uma oficina de jogos interativos realizada em celebração ao Dia Mundial da Água com o objetivo de ensinar conceitos de conservação ambiental de recursos hídricos e resíduos sólidos de forma lúdica e interativa. A oficina, que contou com a participação de aproximadamente 40 alunos e 3 professoras do ensino fundamental, e da Instituição UniFOA 2 professoras e 6 alunos, e teve duração de duas horas, utilizando de metodologias ativas para promover um aprendizado dinâmico e participativo. Os jogos educativos incluíram atividades como o Twister, Jogos de Tabuleiros e Quiz para falar sobre o uso da água entre outras dinâmicas, permitindo aos participantes compreender a importância da preservação ambiental e desenvolver habilidades para a gestão sustentável dos recursos naturais. Os resultados indicaram um aumento significativo no conhecimento dos alunos sobre os temas abordados e maior engajamento nas práticas de conservação ambiental no seu dia a dia.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Acesso em: 03 abr. 2025.
CUNHA, S. R. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Penso, 2019. Acesso em: 04 abr. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GIMENES, M. C. Educação ambiental na infância: estratégias e reflexões. Curitiba: Appris, 2020. Acesso em: 05 abr. 2025.
LORENZI, J. P. et al. Jogos didáticos como ferramenta de ensino: uma proposta para o ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 40–54, 2022. Acesso em: 06 abr. 2025.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015. Acesso em: 02 abr. 2025.
UN-WATER. Dia Mundial da Água 2024: água para a prosperidade e paz. 2024. Disponível em: https://www.unwater.org. Acesso em: 06 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio das Exatas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.