Análise de frequências por FFT da abertura da Ópera O Guarani de Carlos Gomes em Python

Autores

Palavras-chave:

Análise Espectral, FFT, Carlos Gomes, O Guarani, Protofonia, Musicologia Computacional, Processamento Digital de Áudio, Python

Resumo

Este artigo apresenta uma análise espectral da abertura (Protofonia) da ópera "O Guarani" de Carlos Gomes utilizando a Transformada Rápida de Fourier (FFT) implementada em Python. A análise permite identificar as componentes de frequência presentes neste importante trecho orquestral, fornecendo insights sobre características acústicas e musicais desta significativa composição do repertório brasileiro. O estudo utiliza técnicas de processamento digital de sinais aplicadas à musicologia, implementando algoritmos de FFT através da biblioteca librosa e visualizando os resultados com matplotlib. Os espectros de frequência obtidos revelam padrões característicos da orquestração e do estilo composicional de Carlos Gomes, evidenciando a distribuição de energia ao longo do espectro sonoro e permitindo uma análise quantitativa das características tonais da abertura. Os resultados contribuem para a compreensão técnica e musicológica desta importante peça do patrimônio musical brasileiro, demonstrando a aplicabilidade de métodos computacionais na análise de obras musicais históricas.

Referências

BAILEY, D. H.; SWARZTRAUBER, P. N. The fractional Fourier transform and applications. SIAM Review, v. 33, n. 3, p. 389-404, 1991.

AHN, Sang Won. Analyse musicale et algèbre linéaire: L'analyse spectrale et ses applications. Tese (Doutorado em Música) – IRCAM, Paris, 2007. Disponível em: http://recherche.ircam.fr/equipes/repmus/ahn/these.pdf. Acesso em: 4 maio 2025.

COOK, N. Computational and comparative musicology. In: CLARKE, E.; COOK, N. (Eds.). Empirical Musicology: Aims, Methods, Prospects. Oxford: Oxford University Press, 2004. p. 103-126.

MAMMI, L. Carlos Gomes. São Paulo: Publifolha, 2001.

GARCIA, M.F. O uso da análise espectral no ensino do instrumento. In: CONGRESSO NACIONAL DE MÚSICA, 2005. Anais [...]. [S.l.]: SciELO, 2005. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000102005000100012&script=sci_arttext. Acesso em: 2 maio 2025.

MÜLLER, M. Fundamentals of Music Processing: Audio, Analysis, Algorithms, Applications. Cham: Springer, 2015.

SMITH, J. O. Spectral Audio Signal Processing. Stanford: W3K Publishing, 2011.

TZANETAKIS, G.; ESSL, G.; COOK, P. Automatic musical genre classification of audio signals. IEEE Transactions on Speech and Audio Processing, v. 10, n. 5, p. 293-302, 2002.

MARIZ, Vasco. Carlos Gomes: Um tema de pesquisa. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.

VOLPE, M. A. Carlos Gomes e o Romantismo Musical Brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 52, p. 107-118, 2011.

Downloads

Publicado

08-07-2025

Como Citar

Souza, V. A. (2025). Análise de frequências por FFT da abertura da Ópera O Guarani de Carlos Gomes em Python. Simpósio Das Exatas, (1). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/exatas/article/view/2111

Edição

Seção

Relato de Experiência