Número de Consultas Médicas por habitante – Análise da cobertura na UBSF Francisco de Novaes, em Volta Redonda (RJ) no Período de Jan/2010 a Dez/2013

Autores

  • Nathália Faria de Paula Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Yolanda Fernandes Malta Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Glenda Alves Pereira de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Rafaela Vieira Canettieri Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Lívia Cristina Rios Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Heloisa São Thiago da Costa Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.793.1.2014

Palavras-chave:

Atenção Básica, Consultas, Saúde da Família

Resumo

Introdução: O Programa de Saúde da Família (PSF) tem se constituído em um dos pilares do movimento de reorganização do sistema de saúde brasileiro, consolidando-se como política prioritária de governo e desempenhando papel importante no fortalecimento da Atenção Básica. A expansão do PSF em diversos contextos, com variados graus de implantação e diferentes níveis de cobertura dificultava uma informação fidedigna sobre o real desempenho desta estratégia. Como forma de responder a esta necessidade, o Ministério da Saúde (MS) criou instrumentos de avaliação da qualidade das ações de saúde, bem como para o repasse de verbas. Um dos indicadores utilizados é o número de consultas médicas por habitante, que nos permite avaliar a cobertura deste programa em determinada localidade e se ela atende às necessidades da população.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 1101. Brasília, DF: 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Apoio à Gestão Descentralizada. Pactuação Unificada de Indicadores: avaliação 2008. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, v. 14, 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pacto_saude_volume14.pdf>. Acesso em 22 de abr. de 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Análise dos Indicadores da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde e Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, v.4, 2006b.

CARDOSO, M.O. Avaliação da Cobertura da Atenção Básica à Saúde em Salvador, Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2009.

CENTA M.L.; ALMEIDA B.M.M. O Programa de Saúde da Família sob olhar da equipe multidisciplinar. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, v.5, n.2, 103- 113, 2003.

D’AGUIAR, J.M.M. O Programa de Saúde da Família no Brasil. A resolutividade do PSF no município de Volta Redonda (RJ). Escola Nacional de Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2001.

FIGUEIREDO, E.N. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS. UMA-SUS. UNIFESP, 2011. Disponível em: <http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade05/unidade05.pdf> Acesso em 19 de Abril de 2014.

MENDES, J.D.V.; OSIANO, V.L.R.L. Consultas Médicas de Atenção Básica na RRAS do Estado de São Paulo. GAIS informa, São Paulo, v.4, n.16, out. 2012. Disponível em <http://portal.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-dasaude/destaques//gais_jornal_16.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2014.

REDE Interagencial de Informações para a Saúde. Indicadores Básicos para a Saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Rede Interagencial de Informações para a Saúde – Ripsa, 2ª Ed., Brasília: Organização Pan-americana da Saúde, 2008.

SOUSA, M.F. O Programa Saúde da Família no Brasil: análise do acesso à atenção básica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.61, n.2, 2008.

Downloads

Publicado

04-10-2014

Como Citar

Faria de Paula, N., Fernandes Malta, Y., Alves Pereira de Oliveira, G., Vieira Canettieri, R., Cristina Rios, L., & São Thiago da Costa Pereira, H. (2014). Número de Consultas Médicas por habitante – Análise da cobertura na UBSF Francisco de Novaes, em Volta Redonda (RJ) no Período de Jan/2010 a Dez/2013. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 1. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.793.1.2014

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.