Metodologia Ativa

sua aplicação na Semiologia Radiológica do Tórax

Autores

  • Nadja Emidio Correa de Araujo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Thaiane Freitas da Silva Carvalho de Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Juliano Guimarães de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Ana Cláudia do Paço Baylão Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Ana Luiza do Paço Baylão Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.790.1.2014

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Semiologia do Tórax, Radiologia

Resumo

Introdução: O programa de monitoria tem por objetivos aperfeiçoar o potencial acadêmico dos alunos-monitores, permitindo a interação do aluno do programa com o corpo docente e discente da instituição, além de proporcionar ao aluno-estudante o aprimoramento e revisão do seu aprendizado. Como monitora dos conteúdos de Imaginologia do Módulo IV, seguindo a grade curricular Modular e sob orientação da professora responsável, abordou-se as doenças do tórax responsáveis pelo aumento e diminuição da radiotransparência, através da discussão de casos clínicos e artigo científico, tendo como base uma metodologia ativa de aprendizagem. Objetivos: Com base nos conhecimentos prévios da radiológica normal do tórax apresentados nos módulos anteriores 1,2 e 3 foram introduzidos, no módulo 4, os conceitos das alterações na semiologia radiológica do tórax através das doenças que diminuem a radiotransparência pulmonar e as que aumentam a radiotransparência pulmonar, utilizando metodologia ativa, em que os aspectos dessa semiologia são apresentados a partir da discussão de casos clínico-radiológicos. Parte-se do problema apresentado no caso clínico para discussão e base teórica, fazendo-os recordar do normal para assim visualizar o alterado. Relato de Experiência: Os casos clínicos abordados foram baseados em artigos científicos, livros e aulas teóricas enviados pela professora responsável. Foram abordadas as principais patologias que aumentam e diminuem a radiotransparência, baseado em objetivos pré-estabelecidos que, ao final de cada monitoria devem ter sido trabalhados com os alunos-estudantes. As doenças que causam diminuição da radiotransparência normal escolhidas para exemplificar essa semiologia foram: 1- Pneumonia estafilocócica em criança – Foi demonstrado inicialmente a ocupação do espaço aéreo por secreção e consequente diminuição da radiotransparência pulmonar no lobo comprometido. Foi apresentada a semiologia radiológica do abscesso, e consequente evolução para uma bolha asséptica, caracterizada pela pneumatocele como lesões que aumentam a radiotransparência pulmonar. 2- Atelectasia – O reconhecimento da topografia normal das cissuras pulmonares foi o fator chave para a compreensão do efeito das alterações volumétricas sobre os espaço aéreo comprometido pelo colapso e consequente diminuição da radiotransparência normal. Para esse exemplo foi apresentado um caso de pneumonia de repetição e colapso do lobo médio por comprometimento do brônquio por tumor. As doenças que causam aumento da radiotransparência pulmonar escolhidas para exemplificar essa semiologia foram: 1-DPOC – Foi recordada a semiologia normal da realização dos exames radiográficos do tórax com a identificação da apneia inspiratória e expiratória adequadas e assim trabalhado as modificações ocorridas pela patologia. 2-Pneumotórax – Identificação da faixa de maior radiotransparência, da linha pleural, da modificação dos compartimentos adjacentes, ausência da trama vascular pulmonar, resultando assim em diminuição do volume e da complacência pulmonar. Visando uma abordagem transversal e o desenvolvimento do raciocínio clínico em associação com o conhecimento teórico e prático de Imaginologia, inicialmente é apresentado todo quadro clinico através da identificação e anamnese completa, exame físico e exames imagens que retratem o caso explicitado. Resultados: Observou-se que alguns alunos demonstraram certa resistência a metodologia utilizada, revelando dificuldade em construir o conhecimento através das discussões de caso. Muitos alunos ainda desejam a transmissão do conhecimento de forma passiva, não compreendendo que como futuros médicos parte-se do problema para desvendar a solução. Percebe-se uma maior desenvoltura nas questões avaliativas especialmente naqueles alunos que nos módulos anteriores tiveram contato com essa metodologia de monitoria e mantiveram-se pró-ativos. Conclusões: Dessa forma, utilizando-se dessa metodologia de aprendizagem foi possível notar um melhor desenvolvimento do raciocínio clínico dos alunos-estudantes que participavam das monitorias. É preciso o estímulo para que desenvolvam-se e busquem seus conhecimentos de forma ativa e não só pelo método tradicional transmitido pelo professor.

Referências

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Publicado

04-10-2014

Como Citar

Emidio Correa de Araujo, N., Freitas da Silva Carvalho de Souza, T., Guimarães de Oliveira, J., do Paço Baylão, A. C., & do Paço Baylão, A. L. (2014). Metodologia Ativa: sua aplicação na Semiologia Radiológica do Tórax. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 1. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.790.1.2014

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