Associação de estenose hipertrófica de piloro e hiperplasia adrenal congênita

relato de caso

Autores

  • Mariana Nakabori Serejo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Luciane Nakabori Serejo Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Luciano Costa Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Amanda Moreira Pimentel Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Bruno José Martini Santos Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Pedro Lopes Fraga Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Paula Dinis Marques da Costa Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

relato de caso hiperplasia adrenal congênita, estenose hipertrófica de piloro

Resumo

Introdução: A estenose hipertrófica de piloro (EHP) consiste na principal causa de obstrução gástrica neonatal, sobretudo em lactentes abaixo dos três meses de idade, decorrendo da hipertrofia progressiva da musculatura pilórica. Já a hiperplasia adrenal congênita (HAC), um dos erros inatos do metabolismo, ocorre devido a mutações em genes que codificam enzimas androgênicas envolvidas na síntese de glicocorticoides. As baixas concentrações de cortisol plasmático elevam a secreção de hormônio adrenocorticotrófico estimulando as suprarrenais, acarretando hiperplasia funcional. Objetivos: O objetivo deste trabalho é relatar um caso de coexistência de EHP e HAC em um lactente do sexo masculino. Relato da experiência: T.S.F, a partir da terceira semana de vida apresentou dificuldade de ganho ponderal e vômitos após a mamada evoluindo com comprometimento do estado geral, adinamia e emaciação marasmática. O exame físico revelou paciente eupneico, taquicárdico (160bpm), hipoativo, acianótico, anictérico e hipocorado. Ausculta cardíaca e pulmonar sem apresentou alterações, otoscopia e orofaringe normal. Abdome flácido, indolor e sem viceromegalias. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica e normocítica, hipercalemia e hiponatremia. Foi solicitado Seriografia esôfago-estômago-duodeno que evidenciou EHP e Refluxo Gastroesofágico, sendo encaminhado ao serviço de cirurgia pediátrica onde foi submetido à piloroplastia. Ao dia 15 de pós-operatório apresentou diminuição importante do apetite com evolução para desnutrição e desidratação, persistência da hiponatremia e hipercalemia, sugerindo o diagnóstico de HAC perdedora de sal. Discussão: Apesar da EHP e HAC formarem diagnóstico diferencial, neste caso são concomitantes, se apresentam principalmente com clínica de vômitos e dificuldade de ganho ponderal, sendo diferenciadas por exames laboratoriais e de imagem. Conclusão: Os achados clínicos, radiológicos e laboratoriais permitiram o diagnóstico de EHP associada à HAC. A piloroplastia bem como o tratamento medicamentoso com acetato de fludrocortisonaforam satisfatórios para a restituição do trânsito gastrointestinal e o controle dos níveis dos eletrólitos.

Referências

BENTO, L.R. et al. Hiperplasia adrenal congênita por deficiência da 21-hidroxilase, forma clássica: estudo da freqüência em famílias de indivíduos afetados. Revista Paulista Pediatria 2007; 25(3):202-6.

DORA, J.M et al. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Hiperplasia Adrenal Congênita. Portaria SAS/MS no 16, de 15 de janeiro de 2010. Pág 357-373.

HARRISON, T.R. Medicina Interna de Harrison. 18 edição. Porto Alegre, RS. AMGH editora LTDA.

VARGAS, V.M.A. Hiperplasia Congênita de Supra – RenalForma Não Clássica -Relato de Casos. Revista MédicaVolume 36 - Números 2/3 - Abril a Setembro de 2002.

Downloads

Publicado

04-10-2014

Como Citar

Nakabori Serejo, M., Nakabori Serejo, L., Costa, L., Moreira Pimentel, A., Martini Santos, B. J., Lopes Fraga, P., & Dinis Marques da Costa, P. (2014). Associação de estenose hipertrófica de piloro e hiperplasia adrenal congênita: relato de caso. Congresso Médico Acadêmico UniFOA. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/756

Edição

Seção

Resumos simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>