Análise do perfil vacinal para Hepatites Virais de Acadêmicos do Curso de Medicina de um Centro Universitário da Região Sul-fluminense

Autores

  • Ana Cláudia do Paço Baylão Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (ECMVR/ FOA – UNIFOA).
  • Ana Luiza do Paço Baylão Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (ECMVR/ FOA – UNIFOA).
  • Antônio Guilherme do Paço Baylão Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (ECMVR/ FOA – UNIFOA).
  • Bianca Quintas da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Carolina Ribeiro Netto Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Carlos Alberto Sanches Pereira Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (ECMVR/ FOA – UNIFOA).
  • Sabrina Guimarães Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Sandro Javier Bedoya Pacheco Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (ECMVR/ FOA – UNIFOA). Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/ Fundação Oswaldo Cruz (IPEC/ FIOCRUZ)
  • Walter Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Hepatites Virais, Risco Biológico, Acadêmicos de Medicina

Resumo

Introdução: As Hepatites Virais configuram importante e significativa questão em saúde pública, especialmente que pode estar associada a demais infecções sexualmente transmissíveis e/ ou não, como HIV, Sífilis, HTLV, exigindo uma crescente demanda dos profissionais da área de saúde, gestores em saúde e da própria sociedade por mobilização, capacitação e conscientização no sentido do controle epidemiológico das Hepatites Virais, infecções estas preveníveis, seja através de imunobiológicos como a vacinação bem como por medidas simples de proteção individual e coletiva dos profissionais expostos a um risco ocupacional elevado de adquirir tais infecções. Objetivos: Este trabalho tem por objetivos gerais a ampliação do conhecimento clínico das Hepatites Virais, a fim de aprofundar suas peculiaridades e que permitem um diagnóstico rápido e seguro, com o menor custo pela máxima eficácia. Além disso, especificamente tem–se o objetivo de analisar o perfil vacinal para Hepatites Virais dos acadêmicos de Medicina, traçando panorama da proteção imunológica destes a tais infecções, uma vez que são importante grupo de risco dentro dos profissionais da área de saúde por estarem expostos a materiais potencialmente contaminados com os agentes etiológicos das Hepatites Virais. O projeto de pesquisa foi submetido à análise e aprovação para avaliação dos critérios éticos, e um Protocolo foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (COEPS) do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), com aprovação em 3 de julho de 2014 (CAAE 14226613.9.0000.5237). Metodologia: Está sendo utilizado como metodologia para a análise do perfil vacinal dos estudantes do Curso de Medicina, questionário a ser aplicado aos mesmos, com perguntas simples, rápidas e fáceis tendo por fim detectar se o acadêmico já teve e/ ou tem contato com materiais potencialmente contaminados que elevem o risco biológico deste se contaminar. Discussão: Esse panorama é mais bem observado nos períodos iniciais, inclusive naquelas turmas que já iniciaram atividades de enfermaria e ambulatório, o que agrava ainda mais a situação, pois o risco de exposição e consequente contaminação se elevam significativamente. Resultados: Obtivemos alguns dados preliminares que nos evidenciam uma preocupação, muito provavelmente será também observada no decorrer do estudo, em relação ao conhecimento e proteção dos acadêmicos de medicina para as Hepatites Virais, que mostram certa negligência quanto ao conhecimento da doença, complicações e prevenção, e acabam mesmo assim não se protegendo. Conclusão: Apesar de ainda estarmos desenvolvendo o estudo, os resultados preliminares já evidencia a urgente conscientização dos coordenadores das escolas médicas, para exigir de seus acadêmicos logo ao ingresso destes, carteira vacinal em dia, pelo consequentemente risco biológico que passam a estar expostos.

Referências

Manual de Bolso das Hepatites Virais: O Brasil está atento – Ministério da Saúde (MS), 3ª. Edição, Editora do Ministério da Saúde (MS), Brasília – Distrito Federal (DF), 2008; Disponível em: http://www.hepatitesvirais.com.br/index.php (Acessado em 24 de Março de 2012, às 00hs30min.).

Downloads

Publicado

04-10-2014

Como Citar

do Paço Baylão, A. C., do Paço Baylão, A. L., do Paço Baylão, A. G., Quintas da Silva, B., Ribeiro Netto, C., Sanches Pereira, C. A., Guimarães Silva, S., Javier Bedoya Pacheco, S., & Tavares, W. (2014). Análise do perfil vacinal para Hepatites Virais de Acadêmicos do Curso de Medicina de um Centro Universitário da Região Sul-fluminense. Congresso Médico Acadêmico UniFOA. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/751

Edição

Seção

Resumos simples

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>