Insuficiência renal crônica e o uso de anabolizantes

informação e prevenção

Autores

  • Camila Molina da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Glenda Alves Pereira de Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Laís Maia Cezar Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Rafaela Nasraui Calçada Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Rafaela Vieira Canettieri Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Rita Spolidoro Maia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Yolanda Fernandes Malta Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.697.2.2015

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, uso de anabolizantes, falência renal

Resumo

Introdução: A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é a síndrome clínica decorrente da incapacidade dos rins de manter suas funções de depuração de escórias nitrogenadas, regulação da volemia, pressão arterial, equilíbrio hidroeletrolítico e acidobase, produção de hormônios etc., com consequências como hipertensão arterial, edema, congestão, anemia, acidose e diversas outras complicações, além do agravamento de comorbidades e aceleração da aterosclerose. Sabe-se que o uso de esteróides anabolizantes traz muitos danos a diversos órgãos do corpo humano, inclusive os rins. Deve-se atentar para ampla divulgação das consequências que o uso dessas substâncias pode trazer, pois, dessa maneira, é possível prevenir que usuários desinformados desenvolvam lesão ou até falência renal. Objetivos: O objetivo deste trabalho é evidenciar os riscos do uso de esteroides anabolizantes, assim como os danos irreversíveis que podem causar aos rins. Relato de caso: Paciente N.L.S., 29 anos, sexo masculino, natural do Rio de Janeiro – RJ e residente de Volta Redonda – RJ. Relata ter apresentado quadro de erisipela em membro inferior esquerdo que tratou com penicilina, levofloxacina e duas injeções de benzetacil. Evoluiu com cefaleia, náusea e distúrbios do sono, procurando a unidade básica de saúde, onde foi detectado um pico hipertensivo. Foi encaminhado ao hospital, onde foram realizados exames complementares, que, juntamente com a história de uso de anabolizantes por um ano, possibilitaram o diagnóstico de insuficiência renal crônica. O paciente iniciou imediatamente a hemodiálise, sendo este o único tratamento eficaz. Conclusão: É evidente a importância da realização de exercícios físicos para manutenção da saúde, porém a busca por melhores resultados, muitas vezes, leva ao uso de substâncias que podem trazer muitos riscos ao organismo. A lesão renal causada pelo uso de esteroides anabolizantes é rara e sua fisiopatologia ainda é desconhecida, por isso é imprescindível a exclusão de outras possíveis causas da insuficiência renal crônica. O tratamento da IRC consiste em diálise ou transplante renal. É necessário manter os cuidados de suplementação de bicarbonato, controle da hiperfosfatemia, hipocalcemia e hiperparatireoidismo, correção da anemia, controle rigoroso da hipertensão, diabetes e outras comorbidades, complicações e fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Referências

BASTOS, M. G.; KIRSZTAJN, G. M. Doença renal crônica: importância do diagnóstico precoce, encaminhamento imediato e abordagem interdisciplinar estruturada para melhora do desfecho em pacientes ainda não submetidos à diálise. J. Bras. Nefrol, São Paulo, v. 33, n. 1, Mar. 2011.

IRIART, J. A. B.; CHAVES, J. C.; ORLEANS, R. G. D. Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, abr. 2009.

VENANCIO, D. P. et al . Avaliação descritiva sobre o uso de esteroides anabolizantes e seu efeito sobre as variáveis bioquímicas e neuroendócrinas em indivíduos que praticam exercício resistido. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 16, n. 3, Jun. 2010.

ZAMUDIO, T. C. Insuficiencia renal crónica. Rev Med Hered, Lima, v. 14, n. 1, Jan. 2003.

Downloads

Publicado

15-05-2015

Como Citar

Molina da Silva, C., Alves Pereira de Oliveira, G., Maia Cezar, L., Nasraui Calçada, R., Vieira Canettieri, R., Spolidoro Maia, R., & Fernandes Malta, Y. (2015). Insuficiência renal crônica e o uso de anabolizantes: informação e prevenção. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 2. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.697.2.2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>