Avaliação do perfil antropométrico de professores do ensino superior e sua correlação com a percepção da autoimagem corporal

Autores

  • Gabriela Girão de Albuquerque Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Jose Cristiano Paes Leme da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Silvio Henrique Vilella Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Gustavo Lopes Orphao Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Jhony Florêncio da Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Victor da Gama Rezende Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.660.2.2015

Palavras-chave:

Qualidade de vida, excesso de peso corporal, docentes

Resumo

Introdução: Obesidade e excesso de peso corporal são considerados problemas de abrangência mundial e impactam negativamente na qualidade de vida, por sua associação à doenças cardiovasculares, renais, digestivas, diabetes mellitus, problemas hepáticos e ortopédicos, bem como por questões psicológicas (WHO, 2010). Considerando a influência do excesso de peso corporal na qualidade de vida das pessoas, este projeto tem como proposta a determinação do perfil corpóreo de professores de um centro universitário de Volta Redonda. A determinação desse perfil é fundamental para a avaliação das condições físicas e da saúde, consequentemente para a melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Avaliar o perfil antropométrico e caracterizar a percepção da autoimagem corporal de docentes de um centro de ensino superior da cidade de Volta Redonda. Metodologia: Pesquisa de campo, de corte transversal, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Centro Universitário de Volta Redonda, sob parecer número 39024614.4.0000.5237. População envolvida: docentes dos cursos de um centro universitário de Volta Redonda. Até o momento foram avaliados 13 indivíduos (n=13). Todos assinaram TCLE antes de participar. Foram feitas aferições das medidas antropométricas de estatura, massa corporal (MC), circunferência abdominal e dobras cutâneas de tríceps e subescapular (MARFELL-JONES; OLDS, 2006). Também foi aplicada autoavaliação da imagem corporal, através da escala de Stunkard (PETROSKI; PIRES-NETO; GLANER, 2010). Foi realizado o preenchimento de questionário sobre estilo de vida, autoavaliação da imagem corporal e satisfação com o próprio peso corporal. A análise dos dados se constituirá na exploração descritiva das variáveis estudadas, no cálculo das prevalências de sobrepeso/obesidade e grau de satisfação em relação ao peso corporal. Resultados parciais: Este projeto teve início em abril de 2015. Os próximos meses serão destinados à coleta de dados de uma amostra composta por 100 docentes (que corresponde a 20% da população total). Até o momento, 13 docentes participaram da pesquisa e destes, 60% e 87,5%, entre homens e mulheres, respectivamente, estão acima do estado de eutrofia. Em termos de avaliação da autoimagem, o grupo também mostra prevalência de percepção do estado próximo ao sobrepeso e obesidade, refletido com 33,3% e 71,5%, entre homens e mulheres, respectivamente. Quanto à classificação do perímetro abdominal, 62,5% e 60% de homens e mulheres, respectivamente, foram classificados ‘na‘ e ‘acima’ da faixa de risco aumentado, quanto à vulnerabilidade de risco para complicações cardiovasculares (TRIFFONI-MELO; SANTOS; DIEZ-GARCIA, 2014). Considerações finais: Com este projeto espera-se determinar o perfil corporal e caracterizar a percepção da autoimagem corporal dos docentes participantes. Após o término deste estudo, será elaborado um relatório com os dados do projeto que poderão ser apresentados individualmente aos docentes participantes da pesquisa.

Referências

MARFELL-JONES, M. et al. International standards for anthropometric assessment (ISAK). International Society for the Advancement of Kinanthropometry, North-West University, South Africa, 2006.

PETROSKI, E. L.; PIRES-NETO, C. S.; GLANER, M. F. (orgs.). Biométrica. Junidaí/SP: Fontoura, 2010.

TRIFFONI-MELO, A. T.; SANTOS, R. C. L.; DIEZ-GARCIA, R. W. Effect of weight and body composition changes on waist measurement of severely obese women receiving carbohydrate-restricted diet. Rev. Nutr., Campinas, v. 27, n. 1, Feb. 2014.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Geneva: Report of a WHO Consultation on Obesity; 2010.

Downloads

Publicado

15-05-2015

Como Citar

Girão de Albuquerque, G., Paes Leme da Silva, J. C., Henrique Vilella, S., Lopes Orphao, G., Florêncio da Silva, J., & da Gama Rezende, V. (2015). Avaliação do perfil antropométrico de professores do ensino superior e sua correlação com a percepção da autoimagem corporal. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 2. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.660.2.2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)