Aleitamento materno

Autores

  • Alana Rafaela Silva Guimarães de Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Enara Puebla da Nóbrega Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Cinthia Lana dos Santos Moreira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • Marcia Dorcelina Trindade Cardoso Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.643.2.2015

Palavras-chave:

Aleitamento materno, ensino, profissionais de saúde

Resumo

Introdução: O Aleitamento exclusivo materno durante os primeiros seis meses de vida diminui a mortalidade e ainda previne diversas doenças, como: diarreia, infecções respiratórias, doenças imunoalérgicas, gastrointestinais, cardiovasculares, entre outras, e também ajuda no desenvolvimento da cavidade oral, além de conferir o estímulo psicoafetivo à criança. Objetivos: Incentivar o profissional da saúde que está acompanhando a gestação a orientar a gestante sobre o aleitamento materno. Metodologia: Através de dados epidemiológicos, demonstrar a importância do aleitamento materno e como este protege a criança de muitas enfermidades. Além da preparação psicológica da mãe para amamentar, o profissional de saúde deve ensinar técnicas de amamentação, com o objetivo de prevenir as intercorrências, geralmente, associadas à técnica incorreta. Resultados Desejados: Conscientizar os futuros profissionais de saúde sobre a importância da orientação sobre a amamentação durante a gestação. Discussão: Quais são as consequências positivas da amamentação e por que ela deve ser incentivada desde a gestação e reforçada em cada consulta. Conclusão: O profissional de saúde que acompanha a gestante tem o dever de, durante todo pré-natal, instruir a mãe sobre a importância da amamentação, ensinando-a técnicas e sempre a relembrando sobre as consequências positivas. 

Referências

AIRES, V. L. T. Práticas pediátricas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2006, p. 692.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição Infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, n. 23, 2009, p. 112.

CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas para a prática profissional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 452.

KLIEGMAN, R. M. et al. Nelson textbook of pediatrics. 18. ed. Philadelphia: Saunders, 2007, p. 3147.

LOPEZ, F. A.; CAMPOS JUNIOR, D. Tratado de pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2. ed. Barueri: Manole, 2010, p. 3000.

QUELUZ, M. C. et al. Prevalência e determinantes do aleitamento materno exclusivo no município de Serrana. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, 2012.

Downloads

Publicado

15-05-2015

Como Citar

Rafaela Silva Guimarães de Souza, A., Puebla da Nóbrega, E., Lana dos Santos Moreira, C., & Dorcelina Trindade Cardoso, M. (2015). Aleitamento materno. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 2. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.643.2.2015