Aleitamento materno
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.643.2.2015Palavras-chave:
Aleitamento materno, ensino, profissionais de saúdeResumo
Introdução: O Aleitamento exclusivo materno durante os primeiros seis meses de vida diminui a mortalidade e ainda previne diversas doenças, como: diarreia, infecções respiratórias, doenças imunoalérgicas, gastrointestinais, cardiovasculares, entre outras, e também ajuda no desenvolvimento da cavidade oral, além de conferir o estímulo psicoafetivo à criança. Objetivos: Incentivar o profissional da saúde que está acompanhando a gestação a orientar a gestante sobre o aleitamento materno. Metodologia: Através de dados epidemiológicos, demonstrar a importância do aleitamento materno e como este protege a criança de muitas enfermidades. Além da preparação psicológica da mãe para amamentar, o profissional de saúde deve ensinar técnicas de amamentação, com o objetivo de prevenir as intercorrências, geralmente, associadas à técnica incorreta. Resultados Desejados: Conscientizar os futuros profissionais de saúde sobre a importância da orientação sobre a amamentação durante a gestação. Discussão: Quais são as consequências positivas da amamentação e por que ela deve ser incentivada desde a gestação e reforçada em cada consulta. Conclusão: O profissional de saúde que acompanha a gestante tem o dever de, durante todo pré-natal, instruir a mãe sobre a importância da amamentação, ensinando-a técnicas e sempre a relembrando sobre as consequências positivas.
Referências
AIRES, V. L. T. Práticas pediátricas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2006, p. 692.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição Infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, n. 23, 2009, p. 112.
CARVALHO, M. R.; TAMEZ, R. N. Amamentação: bases científicas para a prática profissional. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 452.
KLIEGMAN, R. M. et al. Nelson textbook of pediatrics. 18. ed. Philadelphia: Saunders, 2007, p. 3147.
LOPEZ, F. A.; CAMPOS JUNIOR, D. Tratado de pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2. ed. Barueri: Manole, 2010, p. 3000.
QUELUZ, M. C. et al. Prevalência e determinantes do aleitamento materno exclusivo no município de Serrana. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 3, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.