Trombose Venosa Mesentérica Tratada por Laparotomia Minimamente Invasiva Devido a Diagnóstico por Videolaparoscopia Exploratória
relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.607.3.2016Palavras-chave:
Trombose venosa mesentérica, Videolaparoscopia, Mini LaparotomiaResumo
Sabe-se da existência da trombose venosa mesentérica desde 1895, porem, só em 1935 foi descrita detalhadamente. É uma causa incomum e letal de alteração vascular esplacnica, com sintomatologia silenciosa, o que dificulta o diagnóstico precoce. A idade média dos pacientes na apresentação da TVM é de 45 a 60 anos, com discreto predomínio no sexo masculino. Na maioria dos casos é identificado um fator etiológico, como estado de hipercoagulabilidade hereditário ou adquirido, processos inflamatórios adjacentes, hipertensão portal ou pós operatório de cirurgia abdominal. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente com trombose venosa mesentérica, diagnosticada a partir de videolaparoscopia, que propiciou uma laparotomia direcionada e menor ferida cirúrgica. Uma pesquisa bibliográfica com busca de artigos nos acervos PubMed e Scielo foi realizada. Trata-se de uma paciente de 45 anos, com quadro de dor abdominal intensa do tipo cólica, não responsiva a analgésicos orais. A partir da TC de Abdômen que evidenciou uma distensão abdominal com níveis hidroaéreos de alças ileais e jejunais e coleção livre no fundo de saco posterior, foi decidido realizar uma videolaparoscopia exploratória. O procedimento identificou alça de jejuno com sinais macroscópicos de sofrimento vascular e trombo mesentérico, realizada mini laparotomia com ressecção da alça intestinal comprometida e anastomose primária. A paciente evoluiu satisfatoriamente com alta hospitalar sem complicações. A TVM pode apresentar-se como oclusão intestinal devido a estenose isquêmica, normalmente a nível de intestino delgado. Apresenta associação importante com doenças mieloproliferativas, coagulopatias e mulheres em uso de anticoncepcionais orais. História prévia de Trombose Venosa Profunda (TVP) é relatada em cerca de 20-40% dos pacientes com TVM. Apenas 10 a 15% das isquemias mesentéricas ocorrem devido à trombose venosa mesentérica (TVM) e em 95% dos casos afeta a veia mesentérica superior. É importante considerar este diagnóstico nos quadros abdominais agudos vasculares, além do papel da laparoscopia no manejo destes casos.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.