Perfil das gestantes atendidas nos serviços de pré-natal das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Mury e Vila Brasília, Volta Redonda - RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.584.3.2016Palavras-chave:
acompanhamento pré-natal, gestantes, atenção básicaResumo
O presente trabalho tem por finalidade caracterizar o perfil das gestantes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Vila Mury e Vila Brasília, em Volta Redonda - RJ, em relação à idade, escolaridade, estado civil, número de partos e número de abortos. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, com a análise de 78 prontuários, no período de 18 a 22 de Abril de 2016. O interesse pela temática emergiu a partir da vivência dos autores nestas unidades de atenção básica e pela observação de diferenças nas características das gestantes em cada bairro. Frente a isto, surgiu a necessidade de se traçar um perfil das gestantes das duas unidades, permitindo direcionar as estratégias, para um acompanhamento pré-natal mais eficaz dessas pacientes. O estudo resultou em uma população de gestantes mais jovens (média de 20 a 23 anos), predominantemente solteiras, primíparas e com escolaridade mais baixa na unidade do bairro Vila Brasília. E no bairro Vila Mury, por sua vez, uma população de gestantes de idade mais avançada (26 a 27 anos), casadas, com escolaridade superior e maior ocorrência de abortos.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.