Construção de “Manequim Cirúrgico”: Uma Ferramenta Para Ensino de Técnicas Vídeo Cirúrgicas

Autores

  • A. M. L. P. Paixão Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, UniFOA, Volta Redonda, R/J.
  • G. G. Albuquerque Orientadora no Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, UniFOA, Volta Redonda, R/J.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.550.3.2016

Palavras-chave:

Manequim de baixo custo, Vídeo-cirurgia, Ensino Aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho é ensinar técnicas operatórias vídeo cirúrgicas utilizando um Manequim Cirúrgico de baixo custo, desenvolvido para complementar o ensino aprendizado dos alunos de residência cirúrgica, de forma articulada às metodologias de ensino na área de cirurgia. Esta prática será aplicada em um serviço de residência de cirurgia geral de um hospital municipal na cidade de Volta Redonda / RJ, para que os alunos possam ter a oportunidade de praticar habilidades cirúrgicas através dessa ferramenta didática, dentre as várias habilidades que devem ser trabalhadas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter exploratório em fontes disponibilizadas em livros, artigos, revistas, e dissertações voltadas para o tema; e, a apresentação do Projeto “Manequim Cirúrgico” desenvolvido como complemento de ensino aprendizado, onde os estudantes terão a oportunidade de interagir adquirindo novas habilidades, além de ser também um instrumento avaliativo. Espera-se contribuir com o processo de formação na área médica, suprindo as necessidades dos alunos residentes no aspecto de treinamentos de procedimentos cirúrgicos básicos, que de certa forma, irão transmitir maior segurança nas suas experiências cirúrgicas do cotidiano.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Paixão, A. M. L. P., & Albuquerque, G. G. (2016). Construção de “Manequim Cirúrgico”: Uma Ferramenta Para Ensino de Técnicas Vídeo Cirúrgicas. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.550.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)