A visão do estudante de medicina sobre a tuberculose

Autores

  • L. W. C. D. Dias Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • I. S. Menezes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • C. G. Guidoreni Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.509.3.2016

Palavras-chave:

tuberculose, ensino médico, epidemiologia

Resumo

O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, ocupa o 16º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Com 71.123 casos novos e uma média de 4.700 óbitos ocorrendo anualmente no Brasil, segundo dados consolidados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN/MS). Correspondendo a um coeficiente de incidência de 35,4/100.000 habitantes . Com relação ao tratamento, 87,2% receberam alta por cura, com abandono de 10,5% e 2,3% de óbito no ano de 2013, obtendo como região agravante para o Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas que tiveram os maiores índices de mortalidade no mesmo ano, com 4,8%, 4,2% e 3,5% em suas taxas respectivamente. Reconhecendo que a sua magnitude seja de alta incidência no Brasil, principalmente na região onde será realizado o estudo, pelos seus altos índices de mortalidade regional, é essencial para a boa administração e avaliação dos programas de controle a realização de estudo e análise que auxiliem na melhor definição de variáveis e parâmetros com o objetivo de se estabelecer um modelo mais próximo da realidade brasileira. Sendo a tuberculose, doença fonte de muitos problemas biopsicosociais como uma doença altamente contagiante, com 116.000 novos casos anuais, de acordo com a OMS, e 71 mil casos de acordo com o Ministério da Saúde, torna-se essencial e imprenssindível o conhecimento do estudante de medicina, sobre a tuberculose e suas formas de contágio, tratamento e prevenção, principalmente nas regiões onde se tem sua maior taxa de mortalidade como Rio de Janeiro, Pernambuco e Amazonas. Por isso é importante avaliar o conhecimento que será acumulado pelo estudante de medicina entre seu ciclo básico até sua plena formação, para que medidas de cunho objetivo e formas educacionais possam ser tomadas, com o intuito de melhorar o diagnóstico e tratamento sobre tuberculose. De maneira com que estes sejam feitos com maior agilidade e precisão pelos futuros médicos. O seguinte trabalho tem como proposta, avaliar o conhecimento dos alunos do curso de medicina da instituição de ensino UniFOA para realizar um estudo comparativo dentre todos os módulos com o intuito de avaliar o conhecimento acumulado pelo estudante de medicina entre seu ciclo básico até sua plena formação.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Dias, L. W. C. D., Menezes, I. S., & Guidoreni, C. G. (2016). A visão do estudante de medicina sobre a tuberculose. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.509.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)