Oficina de Criação de Sites para Discentes
Projeto TICs Medicina do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.498.3.2016Palavras-chave:
medicina, humanidades, tics, siteResumo
O curso de Medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) por meio do Projeto TICs Medicina, visa atender a necessidade da construção de portfólio pessoal em site, visando a divulgação por meio tecnológico das ações e/ou trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Medicina. Nesse contexto, propõem-se em 2015 uma ação interdisciplinar por meio de uma parceria firmada com os cursos de Jornalismos e Publicidade e Propaganda que tem como missão juntamente com os docentes orientadores a criação, organização e realização de uma oficina para ofertar o ensino para criação de sites em plataformas gratuitas. Os estudantes de medicina tiveram ajuda da equipe voluntária em todo o processo de criação de marcas e/ou identidade visual para seus respectivos sites. A proposta se justifica uma vez que visa atender a umas das determinações das DCNs quanto a inserção das TICs no ensino de medicina. Como método de trabalho, inicialmente foi realizada a captar dos discentes para estruturação da equipe que também cuidou da criação de marca, identidade visual da das peças gráficas (cartazes, banners e e-banners) dessa que fomenta o ensino aprendizagem atrelado a prática. Tal proposta amplia as possibilidades de criação de novos caminhos ancorados na propagação da saúde por meio de informações relevantes tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade, por meio da aquisição do conhecimento de ferramentas tecnológicas vinculadas ao ciberespaço que podem estreitar de forma humanizada a relação do futuro médico. Etapas do método: realização da reunião com a equipe de docentes e discentes envolvidos na realização da oficina para apresentação da proposta e cronograma; módulo I - elaboração de campanha de captação dos alunos de medicina para participarão na oficina; realização da oficina (momento em que se delimita a arquitetura do site, o perfil, a marca, imagens e etc.); realização da oficina modulo II (execução do projeto); acompanhamento on-line (via grupo secreto criado no Facebook) para ajustes e alterações necessárias; criação de estratégias e campanha para divulgação dos sites. Neste momento o projeto encontra-se em sua segunda fase onde pretende-se dar continuidade ao projeto no ano de 2016. Como resultado, foi possível identificar acadêmicos do curso de medicina que já colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nesse projeto.
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