Oficina de Criação de Sites para Discentes

Projeto TICs Medicina do UniFOA

Autores

  • M. C. T. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • A. F. Bessa Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • T. T. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • J. G. Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • L. G. Loureiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • J. M. Guimarães Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.498.3.2016

Palavras-chave:

medicina, humanidades, tics, site

Resumo

O curso de Medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) por meio do Projeto TICs Medicina, visa atender a necessidade da construção de portfólio pessoal em site, visando a divulgação por meio tecnológico das ações e/ou trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Medicina. Nesse contexto, propõem-se em 2015 uma ação interdisciplinar por meio de uma parceria firmada com os cursos de Jornalismos e Publicidade e Propaganda que tem como missão juntamente com os docentes orientadores a criação, organização e realização de uma oficina para ofertar o ensino para criação de sites em plataformas gratuitas. Os estudantes de medicina tiveram ajuda da equipe voluntária em todo o processo de criação de marcas e/ou identidade visual para seus respectivos sites. A proposta se justifica uma vez que visa atender a umas das determinações das DCNs quanto a inserção das TICs no ensino de medicina. Como método de trabalho, inicialmente foi realizada a captar dos discentes para estruturação da equipe que também cuidou da criação de marca, identidade visual da das peças gráficas (cartazes, banners e e-banners) dessa que fomenta o ensino aprendizagem atrelado a prática. Tal proposta amplia as possibilidades de criação de novos caminhos ancorados na propagação da saúde por meio de informações relevantes tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade, por meio da aquisição do conhecimento de ferramentas tecnológicas vinculadas ao ciberespaço que podem estreitar de forma humanizada a relação do futuro médico. Etapas do método: realização da reunião com a equipe de docentes e discentes envolvidos na realização da oficina para apresentação da proposta e cronograma; módulo I - elaboração de campanha de captação dos alunos de medicina para participarão na oficina; realização da oficina (momento em que se delimita a arquitetura do site, o perfil, a marca, imagens e etc.); realização da oficina modulo II (execução do projeto);  acompanhamento on-line (via grupo secreto criado no Facebook) para ajustes e alterações necessárias; criação de estratégias e campanha para divulgação dos sites. Neste momento o projeto encontra-se em sua segunda fase onde pretende-se dar continuidade ao projeto no ano de 2016. Como resultado, foi possível identificar acadêmicos do curso de medicina que já colocaram em prática os conhecimentos adquiridos nesse projeto.

Referências

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Publicado

12-05-2016

Como Citar

Tavares, M. C. T., Coutinho, R. E. T., Garcia, S. C. M., Bessa, A. F., Silva, T. T., Oliveira, J. G., Loureiro, L. G., & Guimarães, J. M. (2016). Oficina de Criação de Sites para Discentes: Projeto TICs Medicina do UniFOA. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.498.3.2016

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