A Experiência do Estudante de Medicina como Protagonista da Proposta de Educação

Autores

Palavras-chave:

Liga Acadêmica, Liga de Clínica Médica, Educação em Saúde, Atividades Complementares

Resumo

O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência do projeto extracurricular, Liga Acadêmica de Clínica Médica e Semiologia (LACMS) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), e analisar os desafios e benefícios das atividades realizadas com metodologias ativas e tradicionais pedagógicas. O método utilizado foi a análise de formulários e relatórios de ensino e extensão disponibilizados pela instituição, além do referencial teórico embasado em plataformas virtuais acadêmicas. Com intuito de promover educação na saúde, a LACMS realiza palestras, oficinas e projetos voltados à comunidade. Foi observado através das atividades relatadas a conquista da qualificação técnica, desenvolvimento da autonomia, da criatividade e critica para atuar com excelência e humanidade.

 

Referências

MAGALHÃES, E. P.; RECHTMAN, R.; BARRETO, V. A liga acadêmica como ferramenta da formação em Psicologia: experiência da LAPES. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, p. 135-141, jan. 2015. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/pee/a/GWfP5bpVB4nWycMSqLLhSkg/?lang=pt#>. Acessado: 23 abril 2023.

MORENO, R. A. et al. MedCast – Sistema Colaborativo para Discussão de casos clínicos. Journal of Health Informatics, São Paulo, v. 03, n. 3, p. 109-117, jul. 2011. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/142/85. Acessado em: 20 abril 2023.

PÊGO-FERNANDES, P. M.; MARIANI, A. W. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento, v. 16, n. 2, p. 50-51, 2011. Disponível em:< http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2011/v16n2/a2048.pdf>. Acessado: 22 abril 2023.

SILVA, D. P. et al. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 12, n, 05, p. 1486-1492, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234589. Acessado em: 24 abril 2023.

SILVA, S. A. DA.; FLORES, O.. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, n. 3, p. 410-417, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/QQMLpX339cvhMq5R6TsTT9M/?lang=pt#. Acessado em: 21 abril 2023.

YANG, G. Y.-H. et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 80-86, jan. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/GyyP7rwpZpCN94xLRykYpVB/abstract/?lang=pt#ModalHowcite. Acessado: 21 abril 2023.

Conselho Nacional de Educação. Resolução número sete. Diário Oficial da União, Brasília: 18 dezembro 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 28 abril 2023.

LACMS. Liga Acadêmica de Clínica Médica e Semiologia. Volta Redonda. 20 mai. 2019. Instagram:@lacms_unifoa. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/BxsgBWYnCO4/?igshid=YmMyMTA2M2Y=> Acesso em: 27 abril 2023.

Downloads

Publicado

04-08-2023

Como Citar

Rabello Campagnaro, R. M., Caminhas de Almeida, A. F., Graça Salmont Lopes, C., Brandão da Silva, A., de Almeida Fonseca, M. M., & Moraes Sampaio da Fonseca , W. L. (2023). A Experiência do Estudante de Medicina como Protagonista da Proposta de Educação . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/417

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)