Ensino Prático Sobre Imunização Para Discentes de Medicina Utilizando Metodologia Ativa Por Equipe Multidisciplinar

Autores

  • Ana Beatriz Ramos UniFOA
  • Cléa Vale
  • Cecília Pereira Silva
  • Gabrielle Reis
  • Maria de Fátima Pinto

Palavras-chave:

Estudantes, Vacinação, Imunização ativa

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever a experiência de uma atividade desenvolvida por equipe multidisciplinar com os discentes do Curso de Medicina do UniFOA sobre o tema vacinação em crianças e adolescentes, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência. A atividade foi desenvolvida com 70 discentes que cursam o Módulo 4 do curso de medicina na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) – Três Poços FOA, distribuídos em quatro grupos e em salas diferentes. Conclui-se que a atividade prática promoveu maior participação dos discentes sobre o tema vacinação.

Biografia do Autor

Cléa Vale

Professora do Curso de Medicina do UniFOA

Cecília Pereira Silva

Professora do Curso de Medicina do UniFOA

Gabrielle Reis

Professora do Curso de Medicina do UniFOA.

Maria de Fátima Pinto

Professora do UniFOA, Curso de Enfermagem

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde (Brasil), Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações / – 5. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. ISBN 978-85-334-2534-7 Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/15/rede_frio_2017_web_VF.pdf Acesso em: 24 de Abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Programa Nacional de Imunizações: Responsabilidades das Esferas de Governo. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p.il. Disponível: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf Acesso em: 25 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos paraVacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Aspectos Técnicos e Administrativos da Atividade de Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p.: il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf Acesso em: 25 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Calendário Nacional de Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 176 p.: il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf Acesso em: 25 abr. 2023.

Downloads

Publicado

04-08-2023

Como Citar

Ramos, A. B., Vale , C., Pereira Silva, C., Reis, G., & Pinto, M. de F. (2023). Ensino Prático Sobre Imunização Para Discentes de Medicina Utilizando Metodologia Ativa Por Equipe Multidisciplinar . Congresso Médico Acadêmico UniFOA. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/411

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)