Autismo Infantil

a escola como uma possibilidade de inclusão

Autores

  • C. A. Castro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • A. C. R. Mendes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. L. P. Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • T. Thiago Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • I. D. Braz Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.360.5.2018

Palavras-chave:

Autismo Infantil, Inclusão, Ensino Regular

Resumo

O transtorno do Espectro Autista é uma deficiência do desenvolvimento que causa dificuldades na esfera social, comportamental e comunicativa. Segundo a quinta edição do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) o Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do transtorno do espectro autista requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Este projeto procura revisar sistematicamente a literatura disponível sobre as relações entre o autismo infantil e o ensino regular: a escola como fator de inclusão. Para a busca, foram utilizadas as plataformas Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Para a análise da qualidade dos artigos irá ser utilizado o PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises), mecanismo específico de checklist composto por 27 itens. Assim, com os artigos analisados e a literatura discutida, é esperado que o ensino regular auxilie a inserção da criança autista no laço social. A sua frequência nesse ambiente plural - coletivo, de convivência, regras e desenvolvimento cognitivo-emocional - pode contribuir com a construção da psique infantil, formando, assim, um sujeito que ultrapasse os limites estipulados pela estrutura autística.

Referências

-

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

Castro, C. A., Mendes, A. C. R., Oliveira, M. L. P., Thiago, T., & Braz, I. D. (2023). Autismo Infantil: a escola como uma possibilidade de inclusão. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 5. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.360.5.2018