Avaliação de uma metodologia ativa para o ensino em cardiologia no UniFOA

uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem do estudante de medicina

Autores

  • K. B. de Paula Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • L. M. Meslin Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • M. R. S. Oliveira Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • D. E. Machado Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.310.5.2018

Palavras-chave:

Infarto, Enzimas Cardíacas, Ensino, Metodologia Ativa

Resumo

INTRODUÇÃO: Na construção do processo de conhecimento do aluno, diversos instrumentos podem ser utilizados para que haja uma melhor compreensão sobre determinado tema. Este é o caso da metodologia ativa, no qual o aluno assume a posição de principal agente na construção do aprendizado. Essa concepção, incentiva o pensamento crítico-reflexivo e com isso, promovendo uma aprendizagem significativa, podendo ser utilizada em diversos temas e áreas da medicina, como por exemplo na cardiologia. Quando ocorre lesão no músculo estriado cardíaco, diversas proteínas específicas são liberadas, indicando uma isquemia local. Por isso, o uso de marcadores é crucial no diagnóstico específico de Infarto Agudo do Miocárdio, além da associação de outros exames complementares, como o eletrocardiograma (ECG) para confirmar a hipótese clínica . A fim de avaliar a compreensão dos alunos acerca dos protocolos estabelecidos pela SBC sobre infarto agudo do miocárdio, foi realizada essa pesquisa. OBJETIVOS: Avaliar o processo de ensino aprendizagem em cardiologia. Analisar se os protocolos preconizados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia nos casos de IAM, são reconhecidos pelos alunos do curso de medicina do UniFOA. Avaliar o uso de metodologias ativas nesse processo de ensino aprendizagem. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo ,qualitativo, quantitativo por meio da análise de questionários que foram aplicados para o 2º e o 6º módulo de medicina no UniFOA. Foi submetido a Comitê de Ética que emitiu parecer favorável à sua realização - CAAE - 70217217.7.0000.5237, Parecer nº  2.273.595 de 13/09/2017. RESULTADOS: Os dados analisados foram correspondentes a hipótese e objetivos da pesquisa. Os alunos reconheceram a importância dos marcadores enzimáticos para diagnóstico de IAM, principalmente os do módulo 6 que aprofundaram o tema.

Referências

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Publicado

03-05-2023

Como Citar

de Paula, K. B., Meslin, L. M., Oliveira, M. R. S., & Machado, D. E. (2023). Avaliação de uma metodologia ativa para o ensino em cardiologia no UniFOA: uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem do estudante de medicina . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 5. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.310.5.2018