Análise do perfil glicêmico dos pacientes idosos com diabetes atendidos na policlínica de especialidades do município de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.309.5.2018Palavras-chave:
idosos, diabetes, hiperglicemiaResumo
O envelhecimento é consequência do estreitamento da base da pirâmide etária, sendo que a maioria das doenças crônicas tem o principal fator de risco à idade. A principal delas, a Diabetes Mellitus, pode afetar a qualidade de vida do idoso, sendo importante o monitoramento do perfil glicêmico desses pacientes. A partir da observação dos prontuários médicos, o trabalho tem como objetivo identificar alterações nos níveis glicêmicos em idosos atendidos na Policlínica de Especialidades Doutor Professor André Sarmento Bianco em Três Poços, no Município de Volta Redonda, entre janeiro de 2010 a dezembro de 2015. Com intuito de analisar os episódios de hipoglicemia e de hiperglicemia, além de verificar a prevalência de comorbidades relacionadas à Diabetes. Observamos o uso de terapias não medicamentosas e a utilização de medicamentos hipoglicemiantes, que justifica a relevância de conhecer o perfil glicêmico dos pacientes, por metodologias laboratoriais para detecção da doença. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo, observacional, transversal, baseada em uma revisão bibliográfica, para a comparação dos dados coletados nos prontuários dos pacientes. Os resultados demonstraram que há maior prevalência de Diabetes em mulheres e, também, há uma relação entre a Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica. O estudo apresentou algumas limitações relacionadas às informações sobre o perfil glicêmico dos idosos, como a dificuldade na localização dos dados coletados nos prontuários e a descrição dos perfis glicêmicos completos.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Congresso Médico Acadêmico UniFOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.