Utilização do “Projeto Pense Bem” para prevenção do trauma crânioencefálico pediátrico

Autores

  • Q. V. Aguiar Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • C. F. Menezes Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • J. C. Meyer Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • I. P. Carvalho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.265.6.2019

Palavras-chave:

Trauma crânioencefálico, Pediatria, Projeto Pense Bem

Resumo

O trauma é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil em países desenvolvidos e no Brasil. Entre as crianças, os traumas crânioencefálicos (TCEs), objeto desse estudo, são referidos como a principal causa de morte em resultado de acidentes traumáticos. Com isso, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia criou o “Projeto Pense Bem” para a prevenção do traumatismo crânioencefálico, a partir da conscientização da população. Nesse sentido, o estudo visa avaliar a utilização do referido projeto como alternativa de educação em saúde voltada para prevenção do trauma cranioencefálico na infância e adolescência. Dessa forma, questiona-se: Como o Projeto Pense Bem pode se estabelecer como ação de educação em saúde voltado para crianças e adolescentes? O que vem sendo discutido no meio acadêmico acerca dessa temática? O caminho metodológico se ancora nas dimensões da pesquisa-científica propostas por Novikoff (2010), revisão de literatura e revisão sistemática realizada na base de dados Google Acadêmico, com artigos publicados entre 2015 e 2019 e que abordavam a utilização do “Projeto Pense Bem” como método de conscientização sobre o TCE. Como resultados, foram encontrados um total 182 trabalhos, e destes apenas e quatro artigos foram selecionados para análise. Dentre eles, dois traziam a abordagem do projeto voltada para crianças entre 9 e 12, sendo evidenciado um aumento significativo do conhecimento das crianças após a realização da conscientização, principalmente com relação ao uso de capacetes. O terceiro estudo selecionado era voltado para conscientização da população adulta com relação ao acidente automobilístico, apresentaram aumento no número absoluto de acidentes, porém o impacto do projeto verificou-se pela redução da gravidade do trauma das vítimas. E por fim, um que apresentava projetos com o objetivo de conscientização da população sobre o trauma deveriam ser implantados a partir de ações das ligas acadêmicas de medicina em parceria com a sociedade. Nesse sentido, podemos constatar que o TCE é assunto de elevada relevância em todas as idades e de especial importância na pediatria, haja vista o elevado número de vítimas fatais e que apresentam, após o ocorrido, alguma sequela. Contudo, ressaltamos a importância do fomento e divulgação científica de ações de educação em saúde como instrumento de prevenção.

Referências

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Publicado

24-04-2023

Como Citar

Aguiar, Q. V., Menezes, C. F., Meyer, J. C., Carvalho, I. P., & Coutinho, R. E. T. (2023). Utilização do “Projeto Pense Bem” para prevenção do trauma crânioencefálico pediátrico . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 6. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.265.6.2019

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