Malária e João Guimarães Rosa

análise sobre as apresentações da doença no conto Sarapalha

Autores

  • Thalis Limonge de Oliveira Monteiro Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA https://orcid.org/0000-0002-8660-2728
  • Luiz Henrique Conde Sangenis Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA

Palavras-chave:

Malária, João Guimarães Rosa, Literatura

Resumo

O artigo busca correlacionar as apresentações literárias de João Guimaraes Rosa ao quadro clinico malárico no conto Sarapalha. Utilizando do imaginário sertanejo, o autor foi capaz de retratar de forma fidedigna as características da malária, utilizando-se de oralidade. Através de um olhar empírico, o mesmo foi capaz de retratar a realidade brasileira da época, criando assim um registro de toda uma sapiência e processo histórico que ocorriam naquele período. Utilizando como referência principal o próprio conto, contido no livro Sagarana, foi possível traduzir para linguagem tecno-científica alguns acontecimentos do texto, junto a elucidação do processo fisiopatológico da malária. A percepção final dessa associação se encontra no encontro da fluidez do autor em equilibrar a coloquialidade e a ciência de maneira profundamente autentica, desempenhando um excelente papel de mediador entre a ciência e empiria vivida pelo próprio autor ao longo de sua vivencia.

Referências

GOMES, A. P. et al. Malária grave por Plasmodium falciparum. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. Brasil, 2011.

LAPORTA, G.Z. et al. Malaria transmission in landscapes with varying deforestation levels and timelines in the Amazon: a longitudinal spatiotemporal study. Science Report, 2021.

MACEDO, T. Guimarãres Rosa. Ática. São Paulo, 1996.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim de Vigilância em Saúde. Brasil, 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático de tratamento da malária no Brasil. Brasília, 2010.

MORAES, M. F. et al. Novos Conceitos Na Esplenomegalia Malárica. Acta Médica Portuguesa. Lisboa, 2003.

OHNISHI, M. D. O. Comprometimento pulmonar na malária: associação com fatores epidemiológicos, imunológicos e variantes do Plasmodium Vivax. Belém, 2014.

PAULA, S. G. Anopheles gambiae no Brasil: 1930 a 1940. Fiocruz. Rio de Janeiro, 2011.

ROCHA, M. N. A. Aspecto histórico da malária. Revista Paraense de Medicina. Belém, 2006.

ROSA, J. G. Sagarana. Editora José Olympio, 18ª edição. Rio De Janeiro, 1976.

SILVA, J. T. Perfil de citocinas em mulheres grávidas com malária por Plasmodium vivax, acompanhadas na fundação de medicina tropical do amazonas. Manaus, 2007.

SIQUEIRA-BATISTA, R. et al. Malária. Jornal Brasileiro de Medicina. Brasil, 1999.

WHO. World Malaria Report 2021. Geneva, 2021.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

Limonge de Oliveira Monteiro, T., & Conde Sangenis, L. H. (2023). Malária e João Guimarães Rosa: análise sobre as apresentações da doença no conto Sarapalha . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/200

Edição

Seção

Artigos de Revisão