Raiva humana

revisões e atualizações acerca do esquema profilático pós-exposição

Autores

Palavras-chave:

Raiva, Profilaxia pós-exposição, Vacinação

Resumo

O presente artigo, ao amparar-se na considerável incidência com mordeduras e arranhaduras de animais, bem como na dramática letalidade do acometimento, é premente conhecer as atualizações protocolares da profilaxia da raiva humana pós exposição a fim de conduzir intervenções adequadas, portanto, objetiva-se discorrer acerca das atualizações no manejo, conduta e profilaxia da raiva humana. Fonte de Dados: MEDLINE, PubMed, SciELO, LILACS, materiais teóricos de Secretárias de Saúde dos Estados e do Ministério da Saúde. Foram selecionados documentos entre o período de 2004 e 2021 cujo os descritores foram: “Profilaxia Pós-Exposição”, “Raiva Humana”, “Manejo e Conduta” e “Atualizações”. Síntese dos Dados: A raiva é uma antropozoonose que se manifesta na forma de encefalomielite vira aguda progressiva propagada aos seres humanos mediante a inoculação do vírus rábico por um mamífero infectado. A moléstia é uma expressiva problemática de Saúde Pública em virtude das marcantes repercussões clínicas, da elevada letalidade em torno de 100% e de altos custos subsequentes. O esquema profilático do pós-exposição é composto por um fluxograma de condutas que vão desde a lavagem do local de agressão, até o tratamento completo com soro e vacina. Conclusões: Em conformidade com as atualizações protocolares constantes, bem com a escassez do conhecimento perante as condutas adequadas por parte dos profissionais de saúde, é necessário e premente o estudo, o entendimento e a compreensão do esquema vacinal da raiva humana pós exposição e das orientações a fim de instituir o tratamento adequado e um melhor prognóstico.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de Vigilância em Saúde: Volume Único [Internet]. 2019.

BRASIL, Ministério da Saúde. Raiva. Nota Informativa Nº 26-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS. Brasília, Ed. 1, 2017. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/agosto/04/Nota-Informativa-N-26_SEI_2017_CGPNI_DEVIT_SVS_MS.pdf. Acesso em 17 ago. 2021.

BRASIL, Ministério da Saúde. Raiva: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Saúde de A a Z. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/raiva. Acesso em: 17 ago. 2021.

MACEDO, Alexandro Carneiro; VIDAL, Selma Vaz. Novas Indicações para a Profilaxia da Raiva Humana: Como Proceder? Revista de Medicina de Família e Saúde Mental, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.unifeso.edu.br/revista/index.php/medicinafamiliasaudemental/article/view/1600. Acesso em: 15 ago. 2021.

NUNES, Warley Abreu; TAVARES ANSELMO, José Lucas; LIMA DA SILVA, Cláudio Gleidiston. Raiva Humana por Mordedura de Sagui: Relato de Caso. In: IV Encontro Universitário da UFC no Cariri-2012. 2012.

OLIVEIRA, Isadora Dias et al. Perfil Epidemiológico da Raiva no Brasil de 2010 a 2019. Revisa de Patologia do Tocantins, v. 7, n. 4, fev. 2021. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/patologia/article/view/11486/18363. Acesso em: 18. ago. 2021.

PEQUENO, Lídio Riago Alves. Acidentes por Animais Potencialmente Transmissores de Raiva e Profilaxia Antirrábica em Barra de Santa Rosa-PB. Monografia (Curso de Graduação em Farmácia) – Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande. Cuité, 2020.

WHO. Rabies. World Health Organization, 17 mai. 2021. Newsroom. Disponível em: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/rabies. Acesso em: 17 ago. 2021.

Downloads

Publicado

22-03-2023

Como Citar

Martinelli Victor , A., Rocha Xavier, F., Matachon Viana, J. V., Benedeti Paixão, J., Viana Ruela, L., Afonso Goltara, M., Rodrigues Costa, L., & Dorcelina Trindade Cardoso, M. (2023). Raiva humana: revisões e atualizações acerca do esquema profilático pós-exposição. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 1–5. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/congresso-medvr/article/view/196

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)