Explorando novas fronteiras na educação médica: flashcards como ferramenta de aprendizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1569.10.2024

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, estudantes, tecnologia educacional

Resumo

A formação médica enfrenta o desafio de assimilar vasto conhecimento em um ritmo acelerado, demandando estratégias de aprendizagem eficazes. Com os adventos tecnológicos atuais os estudantes têm, cada vez mais, recorrido a recursos de e-learning que incluem palestras em vídeo, mnemônicos visuais e sistemas de cartões de memória. É nesse contexto que os Flashcards surgem como uma proposta pedagógica pautada em três pilares: recuperação ativa, repetição espaçada e autoavaliação. Este estudo visa analisar a eficácia e a aplicabilidade dos Flashcards digitais como ferramenta de aprendizagem no ensino médico. A revisão de literatura revela que os Flashcards, ao aplicarem a repetição espaçada, promovem uma aprendizagem ativa, resultando em melhor desempenho acadêmico. Embora amplamente adotados, estudos ressaltam a necessidade de amostras mais representativas para validar completamente sua eficácia. Conclui-se que os Flashcards digitais representam uma estratégia promissora para a retenção de informações na medicina, mas novas pesquisas são necessárias para ratificar sua eficácia de forma mais abrangente.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

de Moraes Ribeiro Meirelles, L., Costa Diniz, P. H., Pereira Coelho, D., & Luiz Moraes Sampaio da Fonseca, W. (2024). Explorando novas fronteiras na educação médica: flashcards como ferramenta de aprendizado . Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 10. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1569.10.2024

Edição

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