Os impactos do uso de telas na primeira infância

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DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1559.10.2024

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Primeira infância, Telas, Impactos

Resumo

A infância é uma etapa fundamental na vida do indivíduo para que ele se desenvolva plenamente por toda a sua existência. A primeira infância compreende o período do nascimento aos seis anos de idade e caracteriza-se por ser uma fase marcada pelo desenvolvimento do corpo como um todo, mas principalmente cerebral e cognitivo. Trazer conhecimento acadêmico sobre os impactos negativos causados pelo contato excessivo e precoce das crianças com a tecnologia. Utilizou-se a busca ativa de recursos bibliográficos das plataformas Google acadêmico, Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da saúde e Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente para a referida revisão literária. Desde 2010, o “novo brincar” é constituído, primariamente, pelos eletrônicos que estão sendo utilizados cada vez mais precocemente. Sendo assim, a ausência de condições que ofereçam um desenvolvimento pleno dificulta o progresso adequado da criança em cada fase de sua vida. Neste artigo, discutimos como o uso exacerbado das telas impacta negativamente no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças, desde o seu nascimento até o fim da primeira infância. Os danos gerados pelo contato precoce e exacerbado das telas puderam ser compreendidos, sendo essencial estabelecer limites para a garantia de um desenvolvimento saudável das crianças. Além disso é de extrema importância que haja a mediação dos pais e responsáveis quanto ao tempo de uso desses aparelhos.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

de Carvalho Abud, A. B., Scapini Moreira, I., Otaviano Rosário de Almeida, J., & França Peixoto Bossa, L. (2024). Os impactos do uso de telas na primeira infância. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 10. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1559.10.2024

Edição

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