Metodologia ativa no aprendizado de primeiros socorros pediátricos na comunidade de Três Poços:

Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1554.10.2024

Palavras-chave:

Acidentes domésticos, Engasgo, Prevenção de acidentes, Criança, Educação em saúde

Resumo

O Projeto de Extensão Criança Segura tem o intuito de instruir os acadêmicos de medicina a propagarem educação em saúde à comunidade local de Três Poços, de forma a alcançar um número considerável de indivíduos e, consequentemente, disseminar informações referentes aos primeiros socorros pediátricos. O presente artigo objetiva descrever como esse projeto acontece, tratar de aspectos técnicos e metodológicos, além de trazer a experiência pessoal de seus realizadores. O projeto consiste em uma modalidade ativa de educação em saúde, na qual os estudantes informam a população acerca dos riscos do engasgo após passarem por treinamentos teórico e prático. Para isso, ocorre um processo seletivo baseado em uma prova teórica e, posteriormente, treinamento teórico e prático, no qual são usadas ferramentas, como manequins adultos e infantis. Então, os estudantes tornam-se aptos a realizar intervenções na Policlínica e Unidade Básica de Saúde do UniFOA, ocasiões em que os alunos, através da metodologia ativa, fazem uma explanação teórica sobre à comunidade e são entregues cartilhas referentes aos primeiros socorros pediátricos. A dinâmica possui foco na área de prevenção de acidentes e primeiros socorros essenciais voltado para faixa etária pediátrica. O projeto divide-se em três etapas: processo seletivo, treinamentos com conteúdo prático e teórico e intervenções realizadas pelos estudantes na Policlínica de Três Poços Doutor Professor Andre Sarmento Bianco. As autoras percebem o impacto positivo que o projeto proporciona para os estudantes e para a população. Projeto aingiu mais de 300 ouvintes e obteve êxito na propagação de informações a respeito de primeiros socorros pediátricos.

Referências

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Tomaz, M. V. da S., Medeiros, H. M. F. de P., Alves, L. da S., Leite, L. A. F., Teixeira, L. B. N., Bogoni, L. de S., Novais, M. A., & Silva, R. G. (2024). Metodologia ativa no aprendizado de primeiros socorros pediátricos na comunidade de Três Poços: : Um relato de experiência. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 10. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1554.10.2024

Edição

Seção

Relato de Experiência

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