Metodologia ativa no aprendizado de primeiros socorros pediátricos na comunidade de Três Poços:
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.1554.10.2024Palavras-chave:
Acidentes domésticos, Engasgo, Prevenção de acidentes, Criança, Educação em saúdeResumo
O Projeto de Extensão Criança Segura tem o intuito de instruir os acadêmicos de medicina a propagarem educação em saúde à comunidade local de Três Poços, de forma a alcançar um número considerável de indivíduos e, consequentemente, disseminar informações referentes aos primeiros socorros pediátricos. O presente artigo objetiva descrever como esse projeto acontece, tratar de aspectos técnicos e metodológicos, além de trazer a experiência pessoal de seus realizadores. O projeto consiste em uma modalidade ativa de educação em saúde, na qual os estudantes informam a população acerca dos riscos do engasgo após passarem por treinamentos teórico e prático. Para isso, ocorre um processo seletivo baseado em uma prova teórica e, posteriormente, treinamento teórico e prático, no qual são usadas ferramentas, como manequins adultos e infantis. Então, os estudantes tornam-se aptos a realizar intervenções na Policlínica e Unidade Básica de Saúde do UniFOA, ocasiões em que os alunos, através da metodologia ativa, fazem uma explanação teórica sobre à comunidade e são entregues cartilhas referentes aos primeiros socorros pediátricos. A dinâmica possui foco na área de prevenção de acidentes e primeiros socorros essenciais voltado para faixa etária pediátrica. O projeto divide-se em três etapas: processo seletivo, treinamentos com conteúdo prático e teórico e intervenções realizadas pelos estudantes na Policlínica de Três Poços Doutor Professor Andre Sarmento Bianco. As autoras percebem o impacto positivo que o projeto proporciona para os estudantes e para a população. Projeto aingiu mais de 300 ouvintes e obteve êxito na propagação de informações a respeito de primeiros socorros pediátricos.
Referências
COSTA, I. O. et al. Estudo descritivo de óbitos por engasgo em crianças no Brasil. Revista de pediatria SOPERJ, v. 21 (supl 1), n. 1, p. 11–14, 2021.
Maciel W. Campanha Nacional de Prevenção de acidentes na infância e adolescência. Bol Soc Bras Pediatria. 1998; 73: 4-5.
Ministério alerta para prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças, Serviços e Informações do Brasil, disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/ministerio-alerta-para-prevencao-de-acidentes-domesticos-envolvendo-criancas. Acesso em: 07 abr. 2024.
Saúde Md. Banco de dados do Sistema Único de Saúde - DATASUS [internet]. [Acesso em: 23 jun. 2021]. Disponível em: http://www.datasus.gov.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.