Educação física enquanto área da saúde

matriz curricular em pauta

Autores

  • J. F. B. Aprigio Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • S. H. Vilela Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Educação física, Formação, Saúde pública, Nasf

Resumo

Posterior a implementação do Sistama Único de Saúde (SUS), diversas ações foram desenvolvidas objetivando aprimorar o atendimento e a abrangência dos serviços. A criação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, foram uma delas e deu amparo legal para atuação do profissional de Educação Física no SUS. Objetivando a materialização da inserção desse profissional no SUS da cidade de Volta Redonda, buscamos abalizar se sua formação possui evidência de compatibilidade com as demais formações em saúde do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) já inseridas no SUS. Através de documentos publicizados,classificamos cada curso com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos que enfatizamas propostas do SUS e consideramtodo o processo saúde-doença do cidadão. Observou-se as matrizes curriculares contendo disciplinas, majoritariamente, “Específicas” e a variação de disciplinas das áreas de “Ciências Biológicas e da Saúde” e de “Ciências Sociais, Humanas e Econômicas”, comprovou a compatibilidade do currículo da Educação Física com os demais currículos analisados. Portanto, a formação do profissional de Educação Física se mostra compatível com as demais áreas da saúde do UniFOA já presentes no SUS da cidade e a ausência desse profissional vai de encontro às novas políticas públicas de saúde.

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Publicado

09.08.2023