Distorção idade/série

um estudo de caso

Autores

  • C. G. Barbosa Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • S. H. Vilela Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Distorção idade/série, Inteligências múltiplas, Educação, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste trabalho é de traçar o perfil do aluno que se encontra com as características determinantes de distorção idade/série, com o intuito de contribuir para a diminuição da evasão escolar e para uma melhora no nível do aprendizado escolar. O CIEP Brizolão Municipalizado 284 Nelly de Toledo Rocha, que se constitui no lócus desse estudo, o índice de distorção idade/ série é muito elevado, sendo de 53%. Buscando contribuições na Teoria das Inteligências múltiplas, para ajudar os alunos que encontram- se nesse perfil. A proposta que aqui apresentada é um estudo de caso, cujos sujeitos da pesquisa são alunos, professores, equipe pedagógica e pais de alunos repetentes do Ensino Fundamental. Concluímos com essa pesquisa que a distorção idade/série está fortemente presente na cultura da escola pesquisada, tanto que a comunidade entrevistada tem pleno conhecimento do que é e dos transtornos que esta causa. Então, a Educação Física, através do seu objeto de estudo e de intervenção, que é o movimento humano, consegue, nesse caso estudado, contribuir com os alunos que se encontram com perfil de distorção idade/série. Fato é que não se pode dissociar o corpo da mente, o sujeito é seu corpo e tudo o que ele representa e faz.

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Publicado

09.08.2023