Capoeira

uma ecologia de saberes

Autores

  • W.H. Bento Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. G. Silva Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

Palavras-chave:

Capoeira, Ecologia de saberes, Educação Física escolar

Resumo

A Capoeira, mistura da cultura africana praticada inicialmente pelos negros no Brasil. Por diversidades identificadas no passar dos anos pesquisamos sua história no meio acadêmico, analisando nos registros em Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA. Buscamos evidenciar os aspectos da história existentes apenas na oralidade através de entrevistas publicadas em revistas, comparando a história registrada com a contada. Por fim, identificamos e discutimos sobre desafios do ensino da capoeira nas escolas partindo dos dados encontrados. Encontramos três de sete monografias evidenciadas por busca eletrônica na biblioteca da instituição. Devido à escassez de trabalhos podemos enxergar que no meio acadêmico a capoeira ocupa uma posição marginalizada embora apresente inúmeros recursos para revolucionar o ambiente escolar, mais especificamente nas aulas de educação física possibilitando um diálogo com outras matérias e temas transversais, ela ainda sofre com preconceitos transmitidos e carregados pela sociedade desde sua origem. Com o objetivo de visibilizar culturas oprimidas buscamos o conceito de Ecologia de Saberes. Evidenciando conhecimentos ocultos na oralidade e na ancestralidade valorizando saberes desprezados pela cientificidade no rigor do saber para melhor aceitação da capoeira como prática pedagógica no ambiente escolar.

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Publicado

08.08.2023