Estúdios FOA

implementação de podcasts como ferramenta metodológica em uma instituição de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Podcast, Educação, UniFOA, Estúdios FOA

Resumo

Com a evolução das inovações, diversas tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade, com o podcast não foi diferente. Este tipo de conteúdo permite variados formatos, inúmeras maneiras e motivos para consumir, como escutar podcasts para estudar. Diante deste cenário, o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – iniciou a implementação dos Estúdios FOA, um laboratório audiovisual que possibilita a produção de conteúdo original da instituição, além de ampliar as opções de metodologias de ensino. Este relato de caso tem o objetivo de descrever o processo de criação de 7 podcasts dos Estúdios FOA e a etapa inicial de introdução deste espaço na cultura do UniFOA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRAMER, Ethan. Global Podcast Listener Forecast 2021–2025. eMarketer, 2021. Disponível em: <https://www.insiderintelligence.com/content/global-podcast-listener-forecast-2021-2025>. Acesso em: 15 de agosto de 2023.

FLEISCHER, S.; MOTA, J. C. da. Mundaréu: um podcast de Antropologia como uma ferramenta polivalente. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, São Paulo, Brasil, v. 6, n. 1, p. e-172390, 2021. Acesso em: 15 de agosto de 2023.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312>. Acesso em 15 de agosto de 2023.

KANTAR, Ibope Media. Inside Rádio 2022. Disponível em: <https://kantaribopemedia.com/conteudo/estudo/inside-radio-2022/>. Acesso em 15 de agosto de 2023.

ROVAROTO, Isabela. Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo. 2022. Disponível em: <https://exame.com/pop/brasil-e-o-3o-pais-que-mais-consome-podcast-no-mundo/>. Acesso em: 15 de agosto de 2023.

SAIDELLES, Tiago et al. A utilização do podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Santa Maria, 2017. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1143/724>. Acesso em 15 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Heitor Mudesto Ferrarez de Castro, Pedro Henrique Menezes, Alexis de Aragão Couto, & Luís Filipe Folly Rocha Ferrão. (2023). Estúdios FOA: implementação de podcasts como ferramenta metodológica em uma instituição de ensino superior . Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/997

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)