Ações de educação em saúde: abordagem de pacientes adultos diagnosticados com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial na unidade básica de saúde da família Gothardo Firmino Neto - Volta Grande III

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus.

Resumo

Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são as mais frequentes e constituem um problema de saúde pública. Diante da necessidade de implantação de ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção dessas doenças e de seus agravos, a Educação em Saúde apresenta-se como uma estratégia na atenção básica à saúde e à estratégia saúde da família (ESF). Nesse sentido, a Educação em Saúde tem como proposta a realização de ações de construção compartilhada do conhecimento, entre a população e equipe de saúde, priorizando a autonomia dos indivíduos, estimulando as boas práticas de saúde e a mudança de hábitos. Este trabalho teve como objetivo abordar a realização de ações de Educação em Saúde com grupo de pacientes adultos diagnosticados com Diabetes Mellitus e/ou Hipertensão Arterial na Unidade Básica de Saúde da Família Gothard Firmino Netto - Volta Grande III. Trata-se de relato de experiência, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio da criação de atividades em grupo com dinâmicas educativas que atendam aos princípios da educação em saúde, já que a mesma possui grande impacto na promoção e prevenção, à medida que proporciona um novo olhar para as práticas de saúde e as relações construídas entre profissionais e comunidade. Como resultado, foi aplicado uma dinâmica educativa, em formato verdadeiro e falso, com temas relacionados as respectivas doenças, no qual participaram pacientes diagnosticados com Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus em tratamento na unidade junto a equipe de saúde. Os temas discutidos no grupo incluíram dieta, mudanças de hábitos visando um estilo de vida mais saudável e o incentivo a prática de atividades físicas, dos quais foram abordados de maneira sistemática e individual, levando em consideração a participação e interação dos pacientes com a equipe. A partir da vivência junto ao grupo terapêutico, conclui-se que, essa ação promove aos seus integrantes modificações   positivas em relação aos hábitos alimentares, autocuidado, prática de atividades físicas e ao enfrentamento dos problemas. Através da participação no grupo, constatamos que o processo de Educação em Saúde deve ocorrer de forma horizontal, priorizando a participação ativa e empoderada dos participantes para uma maior efetividade da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, E. R.; MOUTINHO, C. B.; LEITE, M. T. DE S. A prática da educação em saúde na percepção dos usuários hipertensos e diabéticos. Saúde em Debate, v. 38, n. 101, 2014.

CUNHA, Elenice Machado da. Vínculo longitudinal na atenção primária: avaliando os modelos assistenciais do SUS. 2009. 150 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

MENDONÇA, F. DE F.; NUNES, E. DE F. P. DE A. AVALIAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS. Trabalho, Educação e Saúde, v. 13, p. 397–409, 10 abr. 2015.

Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília-DF: Ministério da Saúde, 2009.

PETRY, Letícia et al. XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2019, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

GESTÃO DO CUIDADO LONGITUDINAL AOS USUÁRIOS EM CONDIÇÃO CRÔNICA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL [...]. [S. l.: s. n.], 2019.

SANTOS, R. O. M. DOS; ROMANO, V. F.; ENGSTROM, E. M. Vínculo longitudinal na Saúde da Família: construção fundamentada no modelo de atenção, práticas interpessoais e organização dos serviços. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 28, 13 ago. 2018.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Bernardo Rodrigues Lourenço, Isabella Oliveira Pançardes, Juliana Assis de Moraes, Lanúzia do Nascimento Moura, Luis Felipe Pedroso Paiva, & Rodrigo Faria Galvão Osório. (2022). Ações de educação em saúde: abordagem de pacientes adultos diagnosticados com diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial na unidade básica de saúde da família Gothardo Firmino Neto - Volta Grande III. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/99

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)