AspectosRelevantes no processo de avaliação, reavaliação e redução de ativos ao valor recuperável (Impairment)

Autores

Palavras-chave:

Aspectos Relevantes, Processo de Avaliação, Reavaliação e Redução, Ativos ao Valor Recuperável, Impairment

Resumo

A temática encontra-se delimitada acerca das mudanças ocorridas nos procedimentos a serem adotados quando do registro contábil de eventuais perdas incorridas por Impairment. Isso se deve ao cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade e sua total aplicação, cujo processo altera saldos dos ativos e contabilizam-se perdas na demonstração do resultado do exercício corrente. Por esta razão, a pesquisa se justifica em razão da necessidade de se aplicar a NBC TG 01 (R4) - Redução de Ativos ao valor Recuperável no processo de avaliação e reavaliação do saldo contábil patrimonial mediante o reconhecimento do valor em uso, valor de mercado ou valor líquido de venda no intuito de evidenciar eventuais perdas de ativos por desvalorização assim como reverter um eventual ajuste proveniente de tais perdas. Acredita-se se indispensável a aplicabilidade do instrumento normativo e tem como propósito conhecer e estudar seu processo através da análise e levantamento de referencial bibliográfico acompanhada de uma abordagem quali-quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUYNE, P. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais: Os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

CASAGRANDE, Miguel Angelo. Contabilidade Intermediária e avançada para concursos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

GALDI, Fernando Caio. Contabilidade de Instrumentos financeiros: IFRS 9 – CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARION, José C. Contabilidade básica: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 13. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de Contabilidade Internacional: IFRS: US Gaap e Br Gaap: teoria e prática. São Paulo: Cengage learning, 2014.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Rodrigo da Costa Alves, & Natália Rodrigues Leocádio. (2023). AspectosRelevantes no processo de avaliação, reavaliação e redução de ativos ao valor recuperável (Impairment). Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/985

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas