A contribuição do PET-Saúde no ensino-aprendizagem interdisciplinar

um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, promoção à saúde, gestão em saúde, PET-Saúde

Resumo

O presente trabalho descreve a experiência de um discente do curso de Educação Física - UniFOA e participante bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)2022/2023, integrante do grupo 5 que atuou na Gestão em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de Pinheiral/RJ. O objetivo foi relatar as experiências vividas por ele na construção de duas cartilhas e material audiovisual educativo que trata das competências do Profissional de Educação Física para o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde; uma carteira de serviços para atender à SMS e de apresentar algumas experiências vividas no dia a dia da gestão da SMS com o Programa de Saúde na Escola (PSE). A conclusão foi de que o impacto do PET-Saúde foi muito positivo por propiciar experiências inimagináveis para os discentes que pouco conheciam sobre o sistema de saúde e sua complexidade. Na outra ponta, permitiu aos profissionais da SMS um olhar crítico para dentro do sistema na medida do convívio com discentes pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, M. da S. NutriSUS: Guia de evidências: Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais) em pó. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2015. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_evidencias_nutrisus.pdf out. 2010>. Acesso em: 08 Agosto 2023.

DA SILVA, V. G. et al. A educação física no programa de educação pelo trabalho para a saúde de Cuiabá-MT. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 17, n. 2, p. 121–124, 2012.

DO PRADO, A. R.; DE CARVALHO, Y. M. Formação em educação física: experiências de integração ensino-serviço na atenção básica em saúde. Movimento, v. 22, n. 2, p. 635–646, 2016

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Calebe Prado da Silva, & Silvio Henrique Vilela. (2023). A contribuição do PET-Saúde no ensino-aprendizagem interdisciplinar: um relato de experiência. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/970