Fotografia, jornalismo e produção de imagens
retratos do Quilombo de Santana - RJ
Palavras-chave:
Quilombo, Fotografia, CulturaResumo
O presente artigo integra parte inicial da pesquisa de iniciação científica do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), orientado pela Professora Stella Aragão. A pesquisa encontra seu respaldo e justificativa na importância de retratar imagens que configuram traços culturais de grande importância para os aspectos culturais da sociedade brasileira, caso que explicita a escolha pela comunidade tradicional do Quilombo de Santana, em Quatis - RJ. A junção entre a teoria sociológica e o reconhecimento de movimentos sociais como importantes atores da comunicação social (ainda que não de forma tradicional ou amplamente veiculada), é justificativa essencial do presente projeto de iniciação científica, já que ele se dá no encontro e na interseção entre prática e teoria jornalística, perpassando as questões históricas, culturais e simbólicas da formação social brasileira. Retratar a comunidade quilombola de Santana, tanto em foto como em texto, propondo uma outra narrativa de notícia, é uma perspectiva que enseja uma parte metodológica inicial focado na pesquisa bibliográfica sobre alguns dos aspectos que circundam a questão quilombola em nosso país. Assim, temos como objetivos específicos: a) investigar a interseção entre a prática e a teoria jornalística a partir do uso dos conceitos sociológicos em contraposição com a teoria marxista do jornalismo; b) realizar pesquisa bibliográfica que inclua noções críticas da práxis jornalística e fotojornalística (Susan Sontag e Adelmo Genro Filho); c) criar parâmetros de referência para os registros fotográficos e a produção textual jornalística sobre a comunidade quilombola. Como resultado parcial da pesquisa, criamos os parâmetros teóricos que balizarão a criação das imagens dos indivíduos quilombolas, a partir da compreensão do jornalismo e da produção imagética para além do seu conteúdo especificamente mercadológico.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Decreto Executivo no 4887, de 20 de novembro de 2003. Dispõe sobre o direito das Comunidades Remanescentes Quilombolas.
MARX. Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I, 24 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
MUNANGA, Kabengele. Origem e histórico do quilombo na África. Revista USP, n. 28, p. 56-63, 1996.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SCHMITT Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; DE CARVALHO, Maria Celina Pereira. A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Ambiente & Sociedade. 2002(10): 1-8.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.