Spotfy Wrapped 2021

a percepção intuitiva no design gráfico e tipográfico

Autores

Palavras-chave:

Design Gráfico, Psicologia Analítica, Tipografia, Design Industrial

Resumo

Este trabalho consiste em um pequeno resultado de uma pesquisa maior acerca das relações transdisciplinares do design industrial, que ainda está sendo realizada. Desta forma, buscou-se no presente artigo demonstrar como a percepção intuitiva na relação entre produto e usuário final pode influenciar de maneira considerável a aceitação do produto como um todo. Para isto, buscou-se analisar a opinião de alguns usuários no que diz respeito a identidade visual do Spotify Wrapped 2021 onde houve, de maneira online, via redes sociais, um debate considerável a respeito do que seria ou não um bom design. Sendo assim, foram realizadas pesquisas em áreas como Psicologia Analítica, Gestalt do Objeto e Design Tipográfico, aliando os conceitos presentes nessas áreas a metodologias de projeto e análise de design. Por fim, foi discutido como essa relação acontece, concluindo com algumas observações acerca do fenômeno em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Thainan Noronha de Andrade. A permanência do estilo funcionalista: entre apropriações e ressignificações. Jul. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/download/5198/2878/17024.

CURTO, Justin. Spotify Wrapped 2021: Our Top Questions. Dez. 2021. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/spotify-wrapped-alexander-jimenez/.

FARIAS, Priscila L. Tipografia digital: O impacto das novas tecnologias. 3. Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 102 p., 2001.

FONSECA, Joaquim da. Tipografia & design gráfico: design e produção gráfica de impressos e livros. 1. Ed. Porto Alegre: Bookman, 280 p., 2008.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: Sistema de leitura visual. 9. Ed São Paulo: Escrituras Editora, 133 p., 2009.

JIMENEZ, Alexander. Spotfy Wrapped 2021 Design Review. Set. 2021. Disponível em: https://www.vulture.com/2021/12/spotify-wrapped-2021-audio-aura-genres.html

JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de psicologia analítica. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 200 p., 1985.

LOBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos Industriais. 2. Ed. São Paulo: Editora Blucher, 206 p., 2001.

NOGUEIRA, Pedro Caetano Eboli; PORTINARI, Denise Berruezo. Por um design político. Rio de Janeiro, v. 24, n.4, p. 32-46, 2026. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/379.

PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. 1. Ed. São Paulo: Blucher, 278 p., 2015.

PÉON, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. Ed. Rio de Janeiro: 2AB, 76 p., 2009.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. 1. Ed. São Paulo: Thomson Learning, 186 p., 2007.

SCHNEIDER, Beat. Design - uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. 1. Ed. São Paulo: Editora Blücher, 398 p., 2010.

VIANNA, Maurício et al. Design Thinking - Inovação em Negócios. 1.ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 162 p., 2012.

WIKIPEDIA, The Free Encyclopedia. Spotfy Wrapped. Jul. 2022. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Spotify_Wrapped.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Leonardo Castilho Silva. (2022). Spotfy Wrapped 2021: a percepção intuitiva no design gráfico e tipográfico. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–9. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/96

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas