BairrOnline
aplicação web voltada para a exposição de denúncias referentes a bairros de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.958.2023Palavras-chave:
Plataforma de denúncia, Problemas nos bairrosResumo
A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma aplicação web para dar ênfase na realização de denúncias de problemas de moradores de Volta Redonda em seus respectivos bairros. Com o objetivo de possibilitar visibilidade para as delações dos residentes da cidade, fazendo com que as instituições públicas e privadas se manifestem, e consequentemente, obtendo uma resolução mais rápida das reclamações. No projeto foram aplicadas metodologias ágeis, sendo elas: Scrum com reuniões de planejamento e revisão das atividades e Kanban como um método visual de gerenciamento de fluxo de trabalho que ajuda a equipe na organização das tarefas e na otimização de processos. Além da metodologia tradicional de desenvolvimento de software que representa em formato visual os sistemas através de uma Linguagem de Modelo Unificada - UML. A abordagem Design Thinking foi utilizada para garantir um desenvolvimento de uma aplicação centrada no usuário. A ideia embasou-se em uma pesquisa para coleta de dados sobre o quê os moradores sentem em relação aos problemas infraestruturais de seus bairros, onde 78% dos moradores relataram a existência de ambientes abandonados em seus respectivos bairros, porém 65% não reivindicam a resolução desses problemas. Tal fato reforça a necessidade de uma plataforma que possa exibir esses relatos, dando visibilidade para os mesmos, e por conseguinte, auxiliando no processo de resolução. Embora o BairrOnline ainda esteja na fase de prototipação, já apresenta funcionalidades como a realização das denúncias dos problemas por bairro, exibidas de forma ordenada por seu nível de destaque, considerando as visualizações, comentários e avaliações de cada postagem. Como resultado dessa visibilidade, espera-se estimular as instituições na resolução dos problemas. Portanto, o projeto não apenas almeja melhorar a comunicação e ação dos moradores com as instituições e órgãos governamentais em relação aos problemas nos bairros, mas também visa estabelecer um sistema confiável e eficaz de relato, avaliação e resolução, que poderá proporcionar melhorias palpáveis na qualidade de vida das comunidades envolvidas.
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