Gestão de Materiais no setor público

uma abordagem aos processos de compras, gestão de estoques e armazenagem de materiais em uma empresa pública de saneamento de Volta Redonda

Autores

Palavras-chave:

Gestão de materiais, Serviço público, Saneamento

Resumo

A gestão de materiais é elemento primordial para um bom funcionamento de qualquer organização, e no setor público não deve ser diferente, pois é a utilização do dinheiro da população que deve ser empregado de maneira correta e eficiente para operacionalização dos serviços públicos com qualidade. Neste sentido, será elaborado um estudo de caso em uma empresa pública de saneamento de Volta Redonda com o objetivo de verificar as condições de compras, gestão dos estoques e armazenagem dos materiais utilizados nesta empresa, bem como propor uma sistemática para melhoria da gestão dos mesmos. Ao analisar a empresa no tocante às práticas de gestão dos materiais, principalmente onde se focalizou em tubos e conexões que são os principais itens, verificou-se pontos de possíveis melhorias e ao final foram feitas propostas no tocante à gestão de compras, estoques e armazenagem, concluindo que a empresa necessita adotar alguns padrões, propondo os autores a criação e adoção de um Manual de Gestão de Materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman. 2008. 616p.

COSTIN, Claudia. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais. Princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2009. xii, 346 p.

Gestão E Negócios. Gestão de armazenagem. Como a adequação da infra-estrutura e o controle do fluxo de produtos podem ser o diferencial o competitivo de uma empresa. Minas Gerais: Gestão e Negócios.

MILAZZO, Flávio. Gestão de compras. Você sabe como a gestão de compras pode melhorar o desempenho do seu negócio?. Minas Gerais: Gestão e Negócios.

PIRES, Sílvio R. I. Gestão da cadeia de suprimentos (supply, chain management). Conceitos, estratégias, práticas e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2009. xix, 309 p. : il.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais. uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2009. 210 p.

RESENDE, Paulo Tarso. Gestão de estoques. ter o produto no momento exato, no lugar certo e na quantidade necessária. Minas Gerais: Gestão e Negócios.

SABESP. De onde vem?. In: De onde vem?. 1. ed. Site Sabesp, 15 set. 2019. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=31. Acesso em: 25 out. 2021.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.

VIANA, João José. Administração de materiais. um enfoque prático. São Paulo: Atlas. 2008. 448p.

www.saaevr.com.br. Acesso em 15 de outubro de 2021

www.tratabrasil.org.br/rankingdosaneamento2020. Acesso em 15 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

28-10-2022

Como Citar

Natália Rodrigues Leocádio, Carlos Eduardo Teobaldo Alves, & Rodrigo da Costa Alves. (2022). Gestão de Materiais no setor público: uma abordagem aos processos de compras, gestão de estoques e armazenagem de materiais em uma empresa pública de saneamento de Volta Redonda. Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–8. Recuperado de https://conferencias.unifoa.edu.br/tc/article/view/94

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)